Logotipo R10
5 Vírus que fazem bem para a humanidade

Vírus é um agente microscópico que se reproduz em células de hospedeiros vivos. E esses seres que não podem ser vistos a olho nu podem causar problemas inversamente proporcionais ao seu tamanho.

Só de se imaginar uma pandemia viral, vários bairros, cidades, países e até zonas geográficas inteiras podem entrar em um estado de calamidade. Esses pequenos organismos podem infectar plantas, animais e seres humanos, e algumas pessoas acham que eles podem ser uma ameaça para o futuro da humanidade. Mas a verdade é que nem todos os vírus são ruins. Quanto mais a ciência tem avançado e o estudo de alguns vírus se desenvolve, mais vemos que alguns podem ser benéficos e apresentar possibilidades positivas para o futuro. 

1- Bacteriófagos

Esse vírus, que infecta bactérias, foi descoberto em 1915, por Frederick Tort, e ficou famoso no campo da microbiologia sendo usado como uma ferramenta terapêutica para ajudar no controle de infecções bacterianas.

Existe uma forma de terapia, que está em desenvolvimento, que poderá ser usada de diversas formas. Ela é chamada de terapia de fagos. Já se fez uso dela para o tratamento de alguns tipos de doença, e ela é uma grande promessa para o tratamento de várias outras enfermidades, desde fibrose cística até câncer.

2 - Resistência ao calor

A erva daninha sempre conseguiu crescer em ambientes com temperaturas muito altas, e os pesquisadores descobriram que essa habilidade pode ser por causa de um vírus. Um fungo endofítico cresce nessa grama e o vírus infecta esse fungo.

Com essa descoberta, os cientistas colocaram esse vírus em outras plantas, o que deu a elas a mesma capacidade de sobreviver em temperaturas altas. Tomates foram cultivados em lugares com até 60º celcius. Já as plantas sem esse vírus não tem a mesma capacidade.

3 - Adenovírus

Esse é um grupo de vírus bem comum, e algumas de suas doenças são bronquite, pneumonia, infecções estomacais, resfriados e meningite. Mas pesquisadores descobriram que uma determinada cepa, parte adaptada do vírus o tipo HAdV-52, se liga a um carboidrato encontrado em células cancerígenas.

Com essa descoberta, o tratamento contra o câncer ganha algumas novas possibilidades. Claramente vários estudos ainda são necessários, mas no futuro isso poderá ser utilizado para ajudar a combater o câncer e ativar o sistema imunológico para fazer com que o próprio corpo os tumores em si.

4 - Norovírus

Esse tipo de vírus é responsável por epidemias como diarreia em cruzeiros e por devastar colônias de ratos de laboratório com doenças. Mas algumas cepas foram úteis para normalizar ratos que cresceram em ambientes estéreis. O problema era que os ratos não produziam células T suficientes, prejudicando as bactérias intestinais e a resposta imunológica.

Dando bactérias aos ratos, a situação das células imunológicas foi reequilibrada, e adicionando um norovírus o problema podia ser realmente resolvido. Além disso, os pesquisadores descobriram que cepas do norovírus ajudam a diminuir efeitos de patógenos que causam perda de peso, diarreia e outros sintomas relacionados em camundongos.

5 - Herpesvírus gama

O Gammaherpesvirinae é uma subfamília do herpesvírus. Na realidade existem vários tipos do vírus herpes, e os mais conhecidos são o vírus herpes simplex tipo 1 e o simplex tipo 2, que causam a herpes labial e genital.

O que acontece é que, quem é infectado com o gammaherpesvírus, tipo MHV-68, é mais resistente à infecção de intoxicação alimentar causada pela bactéria Listeria monocytogenes.

Fonte: Fatos Desconhecidos

É possível mudar a mente de um psicopata ?

Para melhor entender este artigo, vamos imaginar um cenário. É uma noite de sábado em um bar agitado no centro da cidade. Entediado, Antônio pega a garrafa de cerveja vazia que está na mesa em sua frente e começa a jogá-la de uma mão para a outra.

De repente, a garrafa cai e quebra na mesa, ele se levanta da cadeira e vai até o desconhecido que havia esbarrado nele mais cedo, ferindo-o no rosto com a garrafa quebrada. Um amigo do homem ferido chamado Pedro reage, empurra Antônio e continua o ataque enquanto outros tentam segurá-lo, atraindo mais pessoas para a briga.

Quando a polícia chega, Antônio domina a situação e aparenta tentar acalmar os ânimos, culpando Pedro pela confusão. Quando a polícia tenta prender Pedro, ele explode pela segunda vez e dá um soco no rosto de um policial.

É uma história fictícia, mas serve para ilustrar a diferença entre dois tipos de criminosos na prisão. As características de Antônio são as de um psicopata: frio, calculista, superficialmente charmoso e sem remorsos.

Pedro, por sua vez, exibe sintomas de personalidade antissocial: uma condição caracterizada por impulsividade e agressão. "A típica violência do indivíduo antissocial e não psicopata é causada por emoções fortes e é impulsiva ou reativa", diz Blumenthal.

Há chance de reabilitação ?

Dois homens violentos, duas motivações bem diferentes – mas o sistema criminal de justiça muitas vezes os trata da mesma maneira. Apesar de ambos serem violentos e, portanto, apresentarem um risco à sociedade, com taxas altas de reincidência, isso pode ser um erro. Cada vez mais pesquisas sugerem que seus cérebros funcionam de maneiras bastante distintas. Isso pode significar que eles precisam de tipos diferentes de reabilitação se algum dia forem voltar às ruas.

Com isso em mente, especialistas estão tentando criar novos tratamentos para infratores violentos reincidentes.

O psiquiatra americano Hervey M. Cleckley formalizou o conceito de psicopata em 1941 com seu livro The Mask of Sanity ("A Máscara da Sanidade", em tradução literal), que tinha como base entrevistas com presos em prisões de alta segurança.

A psicopatia é diagnosticada usando uma ferramenta de avaliação que classifica pessoas de acordo com uma série de critérios. Os que estão acima de certo limite são oficialmente classificadas de psicopatas – apesar de a psicopatia ser um espectro e de que a maioria dos psicopatas não são criminosos violentos (aliás, muitos são extremamente bem-sucedidos no mundo dos negócios). No entanto, aqueles que são tendem a ser criminalmente versáteis.

Entre os infratores violentos na prisão, apenas uma minoria pode ser classificada como psicopata. Um estudo britânico recente estima que exista uma prevalência de cerca de 8% dos presos e 2% das presas, outro estima que sejam 31% dos infratores homens violentos e 11% das presas.

Claramente, portanto, a psicopatia não explica todos os crimes violentos. Mas, uma vez que um psicopata esteja na prisão, é importante descobrir como melhor reabilitá-lo: eles têm até quatro vezes mais chances de reincidência do que os não psicopatas.

O transtorno de personalidade antissocial (TPA) é muito mais comum que a psicopatia – afeta entre 50 e 80% da população encarcerada em geral. "Dizem que buscar esse transtorno nas prisões é como buscar 'palha em um palheiro'", diz Blumenthal.

Fonte: G1

Por que os narizes dos homens são maiores que os das mulheres ?

Você já reparou que os homens têm narizes maiores do que as mulheres? Você sabe por que isso acontece? Uma pesquisa feita na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, mostrou que a razão pela qual homens têm narizes mais avantajados do que as mulheres é porque eles precisam de mais ar.

Segundo os pesquisadores, o nariz masculino é, em média, 10% maior do que o nariz feminino. Isso acontece porque os homens apresentam mais massa muscular magra e, por isso, necessitam de mais oxigênio para a manutenção do tecido muscular.

A diferença do nariz de um homem e de uma mulher começa a aparecer por volta dos 11 anos de idade, quando os meninos ganham mais massa magra e as meninas começam a ganhar mais massa gorda. Durante a puberdade, cerca de 95% do peso dos homens vêm da massa muscular magra. O estudo também explicaria porque os Neandertais tinham narizes maiores que os dos homens de hoje.

A pesquisa foi feita com 38 pessoas de descendência europeia, e publicada no American Journal of Physical Anthropology. Sendo assim, os homens têm narizes maiores porque precisam respirar mais oxigênio para promover o crescimento de tecidos musculares e da massa magra.

O fato do público masculino ter um nariz maior permite que eles tenham mais entrada de oxigênio e um transporte mais rápido de sangue para os músculos.

Fonte: Site de Curiosidades.

Pesquisador diz que beber leite de barata pode ser uma boa ideia

O tablóide britânico The Mirror afirmou que pessoas estão bebendo leite de barata e dizem que bebida tem o mesmo sabor do alimento extraído das vacas.

O nauseante alimento é derivado de "cristais de barata", substância encontrada no intestino do inseto. Segundo os cientistas, esses cristais são "como um alimento completo", rico em aminoácidos essenciais e proteínas.

Um pesquisador do Instituto de Biologia Celular e Medicina Regenerativa da Índia afirma que o valor nutricional do produto da barata é muito maior do que outros leites.

Além do mais, aparentemente não tem nada diferente do leite de vaca. Sabe-se que o leite proveniente de baratas do Pacífico Australiano contém sequências dietéticas com todos os aminoácidos essenciais, proteínas, gorduras e açúcares, e três vezes a energia do leite normal de leite.

Algumas baratas põem ovos, mas há uma espécie, chamada Diploptera Punctata, que produz um tipo leite justamente para alimentar seus filhotes.

A empresa sul-africana Gourmet Grubb já está cultivando baratas e produzindo leite do inseto. O produto é chamado Entomilk e é criado a partir de baratas de criação sustentável.

Mas é um trabalho difícil. Sendo insetos, são necessárias mil baratas para fazer apenas 100 gramas de leite, de acordo com o site científico Inverse.

Fonte: Hora 7

Fatos curiosos sobre café que você nem imaginava

Uma xícara de café tem muita história. A bebida faz jus ao sabor e aroma irresistíveis: com origem na Etiópia, era consumida como um fruto cru antes de ser prensado e dar origem ao líquido que hoje faz parte do dia a dia dos brasileiros. Além disso, tem importante papel na história da aviação.

1 - Do fruto cru á bebida

O café nem sempre foi consumido da maneira como fazemos hoje. Acredita-se que o grão tenha sido descoberto na região onde hoje é a Etiópia, por volta do ano 500, e o fruto era ingerido cru, algumas vezes macerado ou misturado em outros alimentos para ser incluído na refeição. Foi apenas no ano 1000 que se descobriu a infusão, tornando o café uma especiaria que passou a ser consumida líquida.

2 - O vinho árabe

Imagine viajar para um país que você não conhece, e descobrir que os cidadãos de lá tem o hábito de apreciar uma bebida deliciosa! Foi assim da primeira vez que os europeus entraram em contato com a cultura árabe. Dizem que o café logo ficou conhecido como “o vinho árabe”. Isso porque a palavra teria origem no termo qahwa, que significa vinho.

3 -  Chegada ao Brasil

Se o café é da Etiópia, como ele veio parar no Brasil? A primeira muda foi trazida pelo brasileiro Francisco Palheta, que viajou à Guiana Francesa por volta do século 18 e lá foi presenteado pela esposa do governador local com algumas sementes de café. Sorte a nossa que ele recebeu esse presentaço ! Hoje, o Brasil é o maior produtor de café do mundo.

4 - Escolhidos a dedo

Um café Categoria Especial é super selecionado. Em casos como os cafés de Orfeu, eles ainda passam por uma seleção manual após serem torrados. Os grãos passam por uma esteira onde profissionais analisam cuidadosamente se eles estão em perfeito estado. Um grão que foi mais ou menos torrado ou quebrado durante o processo é retirado.

5 - Concerto da safra

O cuidado com o fruto e com a planta de café na hora de colheita é essencial. Por isso, antes da época da colheita, todos os colaboradores de Orfeu apreciam um concerto de música clássica na fazenda, para trazer harmonia e despertar a sensibilidade de todos.

6 - A bebida abençoada

Ao chegar à Europa, o café não foi visto com bons olhos por religiosos da época. Quem reverteu esse cenário foi o papa Clemente VIII (1592-1605), que não resistiu ao aroma delicioso e resolveu provar a bebida. Ele logo se apaixonou pelo sabor!

7 -  O café só perde para a água 

O café é a bebida mais consumida pelo brasileiro, depois da água, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café. Está presente em mais de 90% dos lares. Afinal, quem resiste a um cafézinho com pão e manteiga

Fonte: G1.

4 Coisas que te ajudam a perder peso enquanto você dorme

Emagrecer e ficar com um corpo escultural é o sonho de muitas pessoas. Apesar de cada uma ser bonita de uma forma especial com o seu jeitinho diferente, seguir os padrões de beleza que a sociedade impõe é algo importante para diversas pessoas. Com isso, são traçadas algumas metas e as pessoas buscam diferentes maneiras de perderem peso, inclusive quando dormem.

Concordamos que o melhor jeito de perder peso é praticando exercícios físicos, não é mesmo? Essa é uma forma com um resultado mais rápido e, é claro, extremamente saudável. No entanto, trocar a academia por alguns hábitos durante o sono pode ser algo muito produtivo e com um ótimo retorno.

Sabendo que todos dormem diariamente, nós da Fatos resolvemos trazer essa matéria. Listamos algumas coisa que te ajudarão a perder peso enquanto dorme. Se você souber de algum outro método que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se com cada item listado aqui nessa matéria.

1 -  Pequenas porções no jantar

Evite comer refeições muito grandes durante a noite. Durante o nosso sono, o cérebro emite um hormônio de crescimento. Se costumamos comer próximo a hora de dormir, esse hormônio fará com que o a comida armazenada gere mais gordura.

2 - Evite Álcool

Beber álcool perto da hora de dormir faz com que o corpo metabolize o líquido durante o sono. Isso irá fazer com que o corpo não atinja o REM, que é quando ele queima as calorias. Um copo de vinho durante o jantar é ok, desde que seja pelo menos três horas antes de ir para a cama.

3 - Desligue todos os aparelhos eletrônicos do quarto

Um estudo feito na Universidade de Harvard descobriu que luzes e sons proíbem a produção do hormônio melatonina, que auxilia no sono. Com a perda desse hormônio, a noite de sono não é tão boa e, sucessivamente, a perda de peso não acontece.

4 - Durma na escuridão total

Dormir em completa escuridão faz com que o corpo produza o hormônio melatonina. Isso não só induz a um bom sono, mas também ajuda na produção de gordura carregada de mitocôndrias. Isso segundo um estudo publicado no Journal of Pineal Research.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Fonte: Fatos Curiosos

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

WhatsApp muda jeito de mandar áudio

A edição experimental do WhatsApp para Android passou a salvar o áudio gravado pelo usuário, caso algum imprevisto ocorra – como, por exemplo, receber uma ligação no meio da gravação. Dessa forma, o usuário pode ouvir a mensagem de voz antes de enviá-la, permitindo regravar a o conteúdo caso seja necessário.

A ferramenta apareceu na última atualização da versão de testes (2.18.123) para celulares Android. O sistema do Google está atrasado em relação ao da Apple, visto que o iPhone oferece recurso similar depois de semanas em testes. No tutorial a seguir, o TechTudo ensina como ouvir os áudios no Androidantes de enviá-los para os amigos. É necessário participar do programa de testes do mensageiro e estar com o aplicativo atualizado.

Fonte: Cidade Verde.

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

Cientista testam injeção que pode acabar com enxaqueca

A enxaqueca afeta um em cada cinco brasileiros, é três vezes mais comum em mulheres e as crises de dor podem durar até 72 horas. Mesmo assim, não existem remédios específicos para esse tipo de dor de cabeça. Quem tem crises frequentes precisa se virar com analgésicos e tratamentos com medicamentos criados para outras doenças.

Mas isso pode melhorar em breve, com o desenvolvimento de uma injeção que previne as crises com apenas uma dose a cada três meses. Segundo o relatório da Adler Biopharmaceuticals, 98% dos participantes da fase de testes tiveram alguma redução no número de crises por 12 semanas, com apenas uma dose do remédio.

Na maioria dos voluntários, o número de crises por mês caiu pela metade. Um terço deles teve 75% menos crises do que o normal e 8% não tiveram crise nenhuma.

Os principais sintomas da enxaqueca são dores pulsantes na cabeça, sensibilidade à luz e náusea. Aos primeiros sinais de dor, analgésicos podem barrar a crise, mas muitas pessoas não têm alívio nenhum com eles.

Atualmente, quem tem crises crônicas e resistentes faz tratamentos preventivos com remédios para outras doenças. Anticonvulsivos, desenvolvidos para tratar epilepsia, como o topiramato e o valproato sódico, são um exemplo. Betabloqueadores, utilizados para tratar problemas de coração, também são usados para prevenir as crises. Mas esses medicamentos vêm com uma grande quantidade de reações adversas.

O estudo da Alder não trata dos possíveis efeitos colaterais da injeção, mas ela tem sido aprovada em todos os testes de segurança. A droga deve ir este ano para a última fase de testes clínicos e, se os resultados continuarem positivos, ela pode ser aprovada para a comercialização em 2019.

Fonte: Super Interessante

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

Criatura híbrida de cão e ser humano mata pitbull e causa pânico

A aparição inédita de uma criatura assustadora chocou moradores da cidade de Santa Fé, na Argentina. De acordo com informações do Mirror , o que parece ser uma mistura entre um cachorro e um humano surgiu nas ruas, aterrorizando os habitantes do bairro.

Residentes da cidade argentina afirmaram que a criatura se assemelha aos personagens de lendas urbanas e que, durante sua rápida passagem pelo bairro, matou dois cachorros, sendo eles um pastor alemão e um pitbull.

Registros da criatura híbrida

Fotos do animal gigante passaram a circular na web e a gerar debates controversos. Enquanto alguns acreditam na existência da besta – ressaltando que ela possui quatro pernas longas e finas e que tem quase dois metros de altura – outros descartam a possibilidade de sua aparição, devido à escassez de provas mais concretas.

Um vídeo contendo fotos do animal postado no canal do Youtube UFOMania , que compila conteúdos paranormais, foi visto mais de 60 mil vezes, e também despertou a curiosidade dos internautas em relação à origem da besta e à mescla de espécies da fera desconhecida.

“Para mim, o animal possui uma corcunda semelhante à de um camelo, pescoço longo e face parecida com a de um coelho ou cavalo”, “não seria um cachorro que ficou muito tempo sem se alimentar?”, “Acho que é um gato gigante, que bizarro”, sugeriram na publicação.

Segundo um usuário da plataforma, a descoberta não é surpreendente, já que uma criatura semelhante já foi vista antes. "Eu vi um desse em 2005. Fui atravessar uma ponte nas Filipinas e me deparei com ele. Lembro-me de ter ficado surpreso, pois ele olhou para mim e começou a se mover como um canguru. Depois se jogou da ponte e nunca mais vi nada parecido”.

Já outro rapaz relatou que a criatura é um personagem conhecido nas Filipinas como “Aswang”, que assim como na lenda da mula sem cabeça, representa um homem que se transforma em animal. "Aqui nas Filipinas esse ser é chamado de Aswang, um homem que se transforma em um cão monstruoso. Na cultura, ele é retratado como um demônio, e pode até virar outros animais, como um gato ou uma ave gigante”, concluiu.

Fonte: IG.

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

Entenda por que ficar no celular á noite não é uma boa ideia

Com certeza você já passou noites em claro vendo ou lendo coisas na internet. Provavelmente acabou dormindo com o celular ligado ao seu lado. O que acontece é que a luz emitida pelo celular pode ser bastante prejudicial para você nessa situação. Seu cérebro fica confuso e não sabe se está na hora de dormir ou não. Consequentemente, você acaba tendo uma péssima noite de sono. Privação de sono pode levar a casos graves de doenças, como depressão. Por isso, é importante lembrarmos de não deixar o celular ligado ou perto de você enquanto dorme.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você alguns motivos para se tomar cuidado onde você deixa seu celular quando estiver indo para cama. Provavelmente você já deve ter escutado isso de alguém, hoje você vai descobrir porque. Isso não só prejudica seu sono, como também pode trazer vários outros problemas. Entenda o porque ficar no celular de noite não é uma boa ideia

A Luz azul

Já parou para pensar como conseguimos enxergar tão nitidamente a tela do celular mesmo em um dia extremamente ensolarado e claro? Isso se dá pelo fato dos aparelhos emitirem uma luz azul intensa. Quando estamos dormindo, somos expostos a essa luz e nossos cérebro interpreta isto como sendo a claridade do dia. Consequentemente, nosso sono tende a ser afetado de uma forma bem negativa.

Quando nós estamos dormindo, nosso corpo produz melatonina. Ele é tido como o hormônio do sono, que regula o tempo de dormir. Exposto a luz azul dos smartphones, nosso cérebro não produz melatonina. Isso acontece pelo fato deste "achar que ainda é de manhã". Ir dormir nessas condições também pode resultar em problemas de saúde.

Efeitos Prejudiciais 

Com a o privamento do sono, muitas coisas ruins podem acontecer. Uma dessas coisas é a sua memória e aprendizado serem prejudicados. Pessoas que utilizam o celular antes de dormir também possuem mais riscos de desenvolver depressão. Isso se dá pela supressão da melatonina no corpo. Existem também pesquisas que comprovam que se expor à luz do celular pode gerar problemas de visão no futuro.

Cuidados 

A Apple, em seu último aparelho, instalou o Night Shift. Essa função permite que você diminua a quantidade de luz azul na tela do celular. Desse forma, não só preservando sua visão como também melhorando seu sono. Dessa forma você não terá seu sono incomodado.

Fonte: Site de Curiosidades

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

Estudos mostra que insônia tem influência genética

Existem muitas recomendações do que fazer antes de dormir para que se tenha uma boa noite de sono. Tome um banho quente, evite cafeína e comidas pesadas, vá para cama sempre no mesmo horário, mas para algumas pessoas isso não é o suficiente para evitar que acordem no meio da noite — isso se conseguirem dormir.

A insônia é um grande problema para muita gente, diminuindo a qualidade de vida e sendo muitas vezes de difícil tratamento. Agora, cientistas encontraram ligações entre problemas de sono e genes específicos, sugerindo que pode haver influência genética, e não somente os fatores já conhecidos anteriormente.

De acordo com pesquisadores da Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda, foram descobertos sete genes que podem estar relacionados à insônia, os quais já tinham sido previamente associados a características ligadas a problemas crônicos de sono, como ansiedade, depressão e baixa sensação de bem-estar. Essas constatações podem aprimorar a forma como o problema é tratado, por permitirem entender melhor o motivo de algumas pessoas simplesmente não conseguirem dormir.

Eus Van Someren, um dos pesquisadores, diz que é comum a insônia ser tratada como um problema exclusivamente mental, e a pesquisa traz uma nova perspectiva para esse diagnóstico, pois é possível que haja causas internas específicas de cada paciente.

O Estudo

Em uma base de dados com 113 mil pacientes, foram estudados 7 genes específicos através de uma associação genômica ampla, uma técnica que analisa uma grande quantidade de dados de DNA para tentar descobrir uma associação com determinado problema.

Através da confirmação de correlação entre esses genes e a insônia, os pesquisadores esperam, no futuro, ter condições de realizar uma sobreposição genética em pontos específicos do genoma humano como forma de tratamento. Outro ponto interessante descoberto foi a diferença na variação genética ligada à insônia entre homens e mulheres, sugerindo que certos mecanismos biológicos poderiam causar problemas com o sono dependendo do seu gênero.

Ainda é cedo para definir exatamente a relação entre insônia, genes e outros fatores que contribuem para a desordem, mas se trata de mais um passo para entender as reais causas desse problema que atinge entre 10% e 22% dos adultos em todo o mundo.

Fonte: Mega Curioso.

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

5 dicas para ter uma boa noite de sono

Dormir bem é fundamental para garantir a saúde do cérebro. As pessoas que dormem pouco, menos de 6 horas por noite, têm mais chances de apresentarem doenças cardíacas, obesidade e depressão.

A falta de sono prejudica as funções cognitivas, acaba com a energia e a disposição para as atividades diárias e limita a produtividade, a capacidade de aprendizado e a alegria.

Se você tem problemas para dormir, confira algumas dicas que podem te ajudar a melhorar esta realidade: 

1. Atenção – Muitas pessoas acham normal ter insônia. Comece a reparar em seus hábitos de sono e veja se tudo está realmente normal. Registre também como está seu humor e sua produtividade ao acordar. Se você identificar padrões estranhos, comece a mudar a rotina e procure a ajuda de um médico.

2. Ritual – O ator de ir para a cama deve ser como um ritual. Prepare-se para dormir e prepare também o ambiente onde você dorme. Não deixe a televisão ou o computador ligados antes de ir para a cama, pois eles podem adiar o seu sono. Tente dormir todas as noites no mesmo horário.

3. Sono de Qualidade– Se você trabalha muito cedo e é obrigado a acordar, faça de tudo para ter boas horas de sono. Isso inclui ter uma cama confortável e um bom travesseiro. Seu corpo precisa se sentir descansado.

4. Não tire sonecas – Dormir durante o dia é muito prejudicial para a qualidade do sono noturno. Se você tem o hábito de descansar depois do almoço, não deixe que a soneca dure mais do que 30 minutos.

5. Esqueça os problemas – A hora de dormir não é momento de reflexão. Tente esvaziar a mente e não fique pensando nos problemas e revirando na cama. Você não vai mudar sua vida ou resolver os problemas enquanto está deitado. Então, aproveite o momento apenas para descansar.

Fonte: Site de Curiosidades.

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

Por que o ovo de páscoa é tão caro aqui no Brasil ?

É comum nessa época do ano as comparações entre ovos de páscoa e barras de chocolate. Sempre que questionadas a respeito das diferenças de valores, as empresas que fabricam os chocolates atribuem a "culpa" ao processo de produção, custo de logística e embalagens. A sazonalidade da produção também faz forte influência sobre o preço do produto final.

Segundo o Procon-SP, os ovos de chocolate ficaram cerca de 4,84% mais caros que em 2017. Enquanto as barras de chocolate tiveram uma média de redução de 4,25% em seus valores. Apesar do aumento no valor dos produtos, durante uma feira que aconteceu em São paulo, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), Ubiracy Fonseca, disse estar otimista e eles apostam na tradição brasileira de presentear os entes queridos com os ovos de chocolate.

Os preços

Segundo Renata Moraes, vice-presidente do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, "o empresário pensa em uma produção apenas para um período do ano, então ele tem que negociar um lote de embalagem especial, um lote de matéria-prima, um custo de mão de obra diferenciado. Então é mesmo diferente do custo de um produto que fica o ano inteiro disponível."

Outro fator citado pela executiva seria a fragilidade do produto e os custos indiretos. Como margem de devolução, ovos danificados, entre outros. De acordo com o presidente da ABICAB, o processo de embalagem dos ovos na maioria dos casos é feito manualmente. E as embalagens são mais sofisticadas do que das linhas de chocolates regulares. O que consequentemente acaba por elevar os preços do produto final. O presidente da ABICAB destaca ainda que o varejo tem suas próprias políticas de preço.

Há quem afirme que o preço destes produtos, na verdade, possam ter pouca relação com seus custos de produção. Os preços estariam diretamente relacionados pela forma pela qual os consumidores valorizam o produto. Ou seja, os consumidores atribuem valor ao produto o suficiente para que sejam pagos os preços praticados.

A antropóloga Silvia Borges diz que o valor dos ovos de Páscoa vai muito além do seu valor na etiqueta. "Do ponto de vista simbólico, a questão é que as pessoas atribuem ao ovo de Páscoa o símbolo de um momento especial, que começou com a tradição religiosa, mas que hoje transcende esse significado. É uma troca social. Mesmo sabendo que o preço vai diminuir um ou dois dias depois, a pessoa quer participar da troca no feriado e se dispõe a pagar mais por isso."

Fonte: Fatos desconhecidos.

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

Cientistas revelam como era o verdadeiro rosto de Jesus Cristo

Se você tivesse que descrever a aparência de Jesus, como você imaginaria as suas feições? Você diria que ele tinha a pele clarinha ou mais morena? E a cor dos olhos e dos cabelos de Cristo, você acha que suas madeixas eram quase louras e os olhos dele eram azuis como vemos em muitas de suas representações? Com respeito à estatura e ao porte físico, você teria algum palpite?

Na realidade, apesar de Jesus ser uma das figuras históricas mais emblemáticas, influentes e conhecidas do planeta, foi só bem recentemente — mais precisamente, em 2001 — que um grupo de cientistas forenses conseguiu reconstruir a imagem de como possivelmente era o seu rosto. Afinal, as descrições que existem na Bíblia são um pouco vagas, e nenhum dos artistas que reproduziu imagens de Cristo encontrou pessoalmente o Homem.

Reconstruindo o passado :

O resultado foi revelado em um documentário produzido em parceria entre a BBC e o Discovery Channel. E para conduzir a reconstrução, os pesquisadores empregaram as tecnologias mais avançadas que tinham à mão na época, assim como o crânio de 2 mil anos de um homem judeu, documentos antigos e técnicas forenses.

O rosto de Jesus, como você verá logo mais, provavelmente era muito diferente daquele que estamos habituados a ver.

A Bíblia não é — o que podemos dizer — muito clara quando o assunto é descrever a aparência de Jesus. Então, depois de conduzir extensos estudos, a equipe de cientistas forenses concluiu que, em vez de Cristo ser louro, alto, ter olhos azuis e a pele branquinha, suas feições deveriam ser mais condizentes com as dos judeus de sua época.

De acordo com sua reconstrução, Jesus deveria ter os cabelos curtos, escuros e provavelmente encaracolados, e a tonalidade se sua pele seria mais morena. Além disso, outras características de seu rosto, como os lábios e o nariz, também destoam das feições “europeizadas” com as quais estamos habituados.


Fonte: Com Informações do Mega curioso.

Qual o limite máximo e o mínimo para os batimentos cardíacos?

Se você está lendo esse post é inegável que seu coração está batendo. Mas você tem ideia de quantas vezes o coração de uma pessoa saudável precisa bater? Será que existe um limite mínimo e máximo para os batimentos cardíacos serem considerados normais?

De acordo com especialistas, essa é uma questão de pode variar bastante. Além da média de batimentos cardíacos variarem muito de pessoa para pessoa, outros fatores podem influenciar bastante, para mais ou para menos, a frequência cardíaca sem, necessariamente, indicar um risco para a saúde.

Batimentos cardíacos x idade

Um dos fatores que mais pesam na média de batimentos cardíacos, por exemplo, é a idade. O coração de um jovem saudável, entre 15 e 20 anos, costuma bater entre 60 e 90 vezes por minuto.

Ao mesmo tempo, o coração de um recém-nascido bate entre 120 e 140 batimentos por minuto (ou bpm), uma vez que seus sistemas de regulação do sistema circulatório ainda não estão bem desenvolvidos. Nesse caso, a frequência cardíaca ajuda a fornecer mais oxigênio ao coração e vai diminuindo à medida que a criança vai crescendo.

Bpm x outros fatores

Mas é normal que em circunstâncias os batimentos cardíacos fiquem abaixo ou acima da médias consideradas ideais sem indicar complicações. Isso acontece porque o coração está  ligado ao cérebro e ao corpo por estímulos nervosos e são esses estímulos que refletem o ritmo que o coração vai trabalhar.

Quando se malha, por exemplo, é comum que os batimentos cardíacos cheguem a 150 ou 160 e isso não é ruim para a saúde. Ao mesmo tempo, enquanto a gente dorme, é normal que o coração chegue a 40 bpm, bem abaixo, mas também sem representar riscos.

Para saber sobre os batimentos cardíacos

1. Frequência cardíaca muito baixa faz com que menos oxigênio circule pelo corpo. Se você estiver dormindo, um frequência de 30 bpm não causará problemas, mas se você estiver desperto, pode provocar desmaios e, em casos extremos, pode até mesmo matar.

2. O limite ideal dos batimentos cardíacos, no caso de uma pessoa jovem e saudável, por exemplo, fica entre 60 e 90 bpm.

Um atleta, no entanto, pode chegar a ter a frequência cardíaca de 40 bpm sem que isso seja considerado anormal. Isso acontece porque o coração de quem pratica muita atividade física é mais eficiente e consegue bombear mais sangue pelo corpo em poucas batidas.

3. O coração funciona com dois movimentos: diástole (quando o órgão se enche de sangue) ou sístole (quando o sangue é bombeado para o corpo). Quando o coração acelera, ele encurta a diástole. Isso faz com que o órgão envie menos sangue para o corpo e cause cansaço e até desmaios.

4. Um frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e de perigo de morte.

E então, matamos sua curiosidade? Você sabia que os batimentos cardíacos de alguém poderia variar também assim? Não deixe de comentar!

Agora, falando em coração, você vai se surpreender com esse outro post: Americano consegue viver sem coração por 1 ano e surpreende medicina.

Fonte: Mundo Estranho



Sabe aquele

Se você é daqueles que prefere uma carne mal passada a ponto de sentir o sangue da vaca, temos uma má notícia: aquele líquido vermelho que escorre por seu prato não tem nada a ver com isso. 

Apesar de a cor e a aparência nos remeter ao sangue propriamente dito, aquilo lá nada mais é do que água misturada com uma proteína chamada mioglobina. E não faz mal nenhum ingerir.

A mioglobina tem um papel fundamental na vida do bovino, transportando o oxigênio para todas as suas células musculares. Essa proteína é naturalmente avermelhada, por isso é fácil de confundi-la com o sangue. Além disso, a mioglobina também escurece quando exposta ao calor, ou seja, ainda que o bife esteja no ponto ou bem passado, a proteína que se parece com sangue ainda estará lá.

Além disso, é papel da mioglobina dar o tom avermelhado à carne. Como os bovinos utilizam mais a musculatura para tarefas extensivas, eles possuem a carne mais vermelha do que outras espécies. Os frangos possuem uma pequena quantidade de mioglobina nas asas, por isso essa parte costuma conter carnes mais escurecidas.

Já os peixes não requerem tanta musculatura assim, posto que nadar e boiar é relativamente fácil. Portanto, sua carne tende a ser muito mais clara do que a bovina. O atum é quase uma exceção: como são peixes que nadam grandes distâncias durante muito tempo, a quantidade de mioglobina é maior, fazendo com que a sua carne seja um pouco mais escura do que seus “primos” de rios e mares.

Fonte: Com informações do Megacurioso


Dez grandes ameaças que poderiam destruir a vida na Terra

Não são raras as previsões de grandes desastres que poderiam acabar com a vida na Terra. Contudo, até o momento, não existe nenhum dado concreto ou uma data estipulada para tal tragédia. Felizmente, os cientistas ainda trabalham com hipóteses sobre situações que poderiam destruir nosso planeta, como a queda de asteroides, pragas e guerras. Mas nada impede que, no futuro, essas hipóteses se tornem realidade.

Confira 10 grandes ameaças que poderiam nos levar ao Apocalipse:


1 - Aquecimento global - Se o gelo das calotas polares da Terra derretesse, isso faria com que os oceanos se elevassem muito, fato que seria catastrófico para a civilização humana. Mais de 75 por cento da população mundial vive abaixo de altitudes seguras, incluindo Londres e outras grandes cidades.

Além disso, um planeta mais quente também poderia desencadear a propagação de doenças infecciosas, a acidificação dos oceanos e o aumento de secas e da fome. Um aumento de apenas seis por cento da temperatura global será suficiente para acabar com a vida no planeta.

2 - Explosão de raios gama - Explosões de raios gama são flashes de luz, provavelmente causados pela fusão de duas estrelas colapsadas. Essas são as mais poderosas explosões de energia do universo, cerca de dez quatrilhões de vezes mais fortes que o Sol.

Até agora, as explosões têm acontecido em galáxias distantes milhões de anos-luz da Terra. Agora, se um flash intenso de raios gama atingisse a Terra por dez segundos, ele seria suficiente para cozinhar a atmosfera e destruir a camada de ozônio, causando um grande evento de extinção em nosso planeta.

3 – Pandemia - Ao longo da história muitas doenças mortais surgiram. A Peste Negra matou um em cada quatro europeus no século 14, enquanto em apenas dois anos a gripe espanhola de 1918 levou, pelo menos, 50 milhões de vidas. Especialistas dizem que é apenas uma questão de tempo até que apareça uma nova pandemia global.

4 - Ascensão dos robôs – Parece coisa de filme, mas é possível. No futuro, as máquinas de matar robóticas podem dominar o planeta. As Nações Unidas apelaram recentemente a uma proibição de robôs assassinos. Especialistas indicam que a inteligência artificial pode ser a "maior ameaça existencial" para os seres humanos.

5 - Buraco negro - Nossa galáxia está cheia de buracos negros, formados quando estrelas gigantes entram em colapso. Em julho deste ano, cientistas da Universidade de Durham descobriram cinco buracos negros que apresentam bilhões de vezes o tamanho do nosso sol. Uma passagem do buraco negro nas proximidades da Terra poderia ejetar o planeta do sistema solar.


6 - Guerra global - Muitos cientistas ainda estão preocupados com a clássica ameaça da guerra nuclear global. Há estoques enormes de armas nucleares ao redor do mundo, que poderiam desencadear uma catástrofe se caíssem em mãos erradas.


Atualmente, nove países são conhecidos por terem capacidades nucleares, incluindo a Rússia, Paquistão e Coréia do Norte, que possuem cerca de 16.300 armas nucleares. Além disso, existem também as armas biológicas, que são uma ameaça ainda maior para a nossa existência.

7 - Inversão dos pólos – Esse fenômeno significaria um grande prejuízo para o campo magnético do planeta. Uma nova pesquisa, publicada no ano passado pela Agência Espacial Europeia (ESA), mostra que o campo magnético da Terra está se enfraquecendo 10 vezes mais rápido do que se pensava anteriormente, e que poderia virar dentro dos próximos 100 anos.

O campo magnético desvia tempestades de partículas e raios cósmicos do sol. Cientistas afirmam que, sem essa proteção magnética, a atmosfera da Terra seria diretamente atingida, destruindo a camada de ozônio.

8 – Supervulcão - Muitos acreditam que a próxima erupção perigosa para a Terra será a do supervulcão do parque nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O vulcão Yellowstone entra em erupção num ciclo de quase 600.000 anos. Os especialistas prevêem que, quando ele entrar em atividade novamente, as consequências para o mundo serão catastróficas. Poucos minutos depois da explosão dezenas de milhares de pessoas estariam mortas, o sol seria bloqueado por cinzas, a temperatura global iria despencar 21 graus, a chuva iria se transformar em ácido e a maioria dos seres humanos seria exterminada.

9 - Invasão alienígena – Se os aliens finalmente chegarem ao planeta Terra em grande número, estaria decretada a nossa destruição. Os invasores extraterrestres poderiam saquear nossa água e trazer pragas mortais para os seres humanos.

10 - Impacto de um asteroide - Um asteroide grande o suficiente para acabar com a civilização na Terra poderia entrar em colisão com o nosso planeta no futuro. Os especialistas concordam que esse asteroide só acontece uma vez a cada um milhão de anos.


Fonte: sitedecuriosidades.com

É verdade que vinho tinto causa dor de cabeça?

Uma das bebidas mais tradicionais de todas é conhecida também por causar um efeito indesejado em muitas pessoas: dores de cabeça. Ainda que muita gente acredite que apenas vinhos e má qualidade causem as enxaquecas, a verdade é que não é bem assim: muitas vezes, as dores têm relação com alguma substância presente na bebida.

Alimentos e bebidas fermentados, como é o caso do vinho e do queijo, têm, em sua composição, substâncias conhecidas como histaminas, que provocam sintomas alérgicos. O vinho tinto é conhecido por ter níveis mais elevados dessa substância – além do mais, o consumo de álcool por si só já aumenta os níveis de histamina na correte sanguínea.

Para evitar as dores de cabeça, o ideal é tomar um anti-histamínico mais ou menos uma hora antes de começar a beber – é preciso ter cuidado, no entanto, com outras reações eventuais do consumo de álcool com o do medicamento. Além do mais, beber com moderação é fundamental para não ter problemas de saúde.

Outras substâncias

Outra substância presente em queijos e em vinho tinto é a tiramina, um aminoácido naturalmente produzido durante a fermentação. Essa substância altera nossa pressão sanguínea e é conhecida também por causar enxaquecas. Para evitar esse problema, não consuma vinho com queijo ou com outros produtos que foram fermentados.

Já a prostaglandina é um componente presente no vinho e que também tem relação com dores e inflamações. Para driblar esse efeito indesejado, o ideal é tomar aspirina ou ibuprofeno antes de encher a taça. Isso, claro, é uma dica que deve ser colocada em prática com moderação, já que a administração desses medicamentos juntamente com o álcool causa problemas de fígado.

Tem mais!

Os taninos e os fenólicos são componentes da casca da uva e que agem dilatando os vasos sanguíneos – o resultado? Dores de cabeça, é claro. A dica aqui é simplesmente evitar o consumo de vinho tinto e não beber quando estiver de cabeça quente, já que o estresse também atua como vasodilatador, o que é pior para as dores de cabeça. Procure por vinhos que sejam feitos com uvas de baixo teor de taninos, como a Pinot Noir.

Agora se a questão é lidar melhor com a ressaca, saiba que ela geralmente é causada por desidratação, então o ideal é consumir água enquanto bebe vinho para se manter hidratado, além, é claro, de dar preferência aos produtos com menos teor alcoólico e de sempre, sempre mesmo, beber com moderação e somente quando não estiver dirigindo.

Fonte: Portal Dicas de Saúde

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

Arqueólogos acreditam que encontraram tumba de São Nicolau o 'Papai Noel'

Arqueólogos turcos encontraram o que pode ser a tumba de São Nicolau, o Papai Noel. Os restos mortais foram encontrados embaixo de uma igreja que homenageia o santo na província de Antalya, na Turquia — local no qual acredita-se que ele tenha nascido, segundo o jornal Hürriyet.

Os especialistas usaram uma espécie de raio x para detectar a estrutura, mas ela está envolta em relevos de pedra e mosaicos que precisam ser preservados, o que fez com que o ritmo das escavações diminuísse.

"Obtivemos resultados muito bons, mas o verdadeiro trabalho começa agora", disse Cemil Karabayram, diretor de levantamentos e monumentos em Antalya, ao Hürriyet. "Vamos chegar ao fundo e talvez encontremos o corpo imaculado de São Nicolau".

Nem todos concordam sobre a localização do corpo de 1674 anos de idade, entretanto. A história mais conhecida até então é a de que o santo teria sido transportado para a cidade de Bari, na Itália, por comerciantes italianos em 1087, cerca de 700 anos após sua morte.

Pensando assim, marinheiros podem ter contrabandeado ou roubado os ossos para preservá-los durante um período em que a cidade estava sob ataques frequentes dos turcos Seljuk. Esses conflitos resultaram na demolição e reconstrução da igreja, quando se acredita que os restos tenham sido retirados do túmulo de São Nicolau, apesar das objeções dos gregos ortodoxos.

Mas não é nisso que os historiadores turcos acreditam. Os documentos estudados pela equipe sugerem que esse outro corpo seja de um padre, e que Papai Noel foi enterrado em uma câmara que permaneceu intocada, embaixo da igreja em Antalya. "Os olhos do mundo estarão voltados para cá. Nosso turismo terá um grande momento. Após muitos anos ganharemos dinheiro graças ao Papai Noel", disse Karabayram.

Entretanto, para Carol Meyers, que dirige uma organização dedicada ao legado de São Nicolau, essa especulação é muito prematura: "Se as relíquias forem encontradas, precisarão ser datadas e examinadas por especialistas internacionais. Os turcos, é claro, estão muito interessados em promover o turismo", disse à National Geographic.

Fonte: revistagalileu

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez

Imagem de santa 'chorando sangue' impressiona fiéis no México

Milhares de fiéis estão se deslocando para o vilarejo de Cupilco, região Sul do México, para visitar a imagem da Virgem Maria que, conforme os próprios devotos, está 'chorando sangue' devido o forte terremoto que atingiu o México no início de setembro, deixando quase 300 mortos. Os fiéis em peregrinação encontram renovação no local.

Em uma reportagem publicada pelo site Mirror, um devoto que visitou o local afirmou ter visto a estátua 'chorando'. Uma emissora de televisão do país teria feito imagens da santa 'chorando' o que seria 'lágrimas de sangue', conforme diz a reportagem.

Muitos dos visitantes se dizem curiosos e até surpresos com o 'choro' da santa. Católica fervorosa, Candelaria Perez esteve no santuário e durante entrevista contou que sua visita foi uma prova de aproximação. 

“Eu acredito que Deus e a Virgem Maria já fizeram muitos milagres”, contou. 

Fonte: IG.

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez