Logotipo R10
A ressaca na verdade pode ser alergia a álcool

Como é a sua ressaca? Você vomita na calçada, tem dores de cabeça ou tem reações mais graves? Se sim, eu sinto muito te informar, mas você pode ser alérgico ou intolerante ao álcool. Isso ocorre devido a problemas genéticos que impedem que nosso corpo consiga digerir substâncias alcoólicas.

As reações, geralmente, vão além do que aquela velha ressaca. E acontecem quase imediatamente após ingerir a bebida. A intolerância não é muito comum ou frequente, mas é preciso estar atento.

Se você bebe e fica com o rosto avermelhado logo em seguida, pode ser um sinal de que seu corpo não está conseguindo decompor o álcool. Isso acontece porque as substâncias alcoólicas dilatam os vasos sanguíneos e diminuem a pressão do sangue. É então o álcool não é digerido corretamente e o rosto acaba ficando vermelho.

Outro sintoma frequente e muito desconfortável é a diarreia, que geralmente ocorre logo após a ingestão. Esse é um fator importante na hora de diferenciar a alergia da ressaca normal, já que o normal é o vômito. A diarreia geralmente só acontece nos casos de intolerância.

Nariz entupido ou escorrendo é outro sintoma. Isso porque há uma ligação entre as alergias sazonais e a intolerância ao álcool e por isso as vias áreas reagem ao consumo do álcool. Mas cuidado, não vá confundir um simples resfriado com a alergia.

Tratamento

Infelizmente a única saída caso você tenha alergia ao álcool é parar de consumir. Para realizar o diagnóstico é preciso se consultar com um médico primeiro. Caso você queira tentar reduzir os sintomas da alergia, talvez tomar um anti-histamínico antes de ingerir qualquer bebida alcoólica ajude, mas não faça isso sem prescrição médica.

Fonte: Fatos Desconhecidos