Logotipo R10
Afinal de contas, o que causa o câncer ?

Talvez o câncer seja uma das doenças mais temidas pelo mundo inteiro. Quem já perdeu uma pessoa querida por causa dele sabe como a doença traz sofrimento para a vítima e para as pessoas a sua volta. Só para vocês terem uma ideia, o câncer no Brasil representa a segunda maior causa da óbito na população adulta. Mas afinal, o que é o câncer e o que comprovadamente causa essa maldita doença?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células. São células agressivas e incontroláveis que resultam em tumores ou neoplasias malignas. Bom, nós resolvemos fazer essa matéria para explicar o que realmente é o câncer e o que podemos fazer para evitar a doença.

O que é o câncer ?

O câncer é o crescimento desordenado de células que provocam o aumento significativo na região envolvida. Pode acontecer também de haver a invasão de tecidos e órgãos adjacentes. Em alguns casos pode acontecer das células cancerosas se espalharem pelo organismo, pelos vasos sanguíneos ou linfáticos para diferentes partes do corpo, essas são chamadas de metástases.

Por causa disso é que surgem os chamados tumores malignos. O tipo de câncer depende do número de células diferenciadas. Sendo assim, câncer de pele, por exemplo, obviamente é aquele localizado na pele. Os sarcomas são os que começam em um músculo. O câncer surge por causa de alterações no DNA da célula. Isso provoca interferências na regulação de seu crescimento.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) diz que as células cancerígenas se dividem rapidamente e acabam por formar um tecido anormal chamado de tumor ou neoplasia maligna. Se o tumor for benigno, significa que a multiplicação das células é mais lenta e o tecido formado é semelhante ao original, não trazendo risco de vida.

O que causa o câncer ?

Vamos citar algumas coisas que foram comprovadas como causadoras do câncer. O álcool, por exemplo, é uma substância comprovadamente cancerígena do tipo "1". Essa substância pode ser boa ou má, tudo depende da quantidade que você consome. A carne processada entrou recentemente na lista de substâncias cancerígenas. Coisas como bacon, linguiça e presunto são alimentos não recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS também diz que o tabaco mata até metade dos fumantes. Só para vocês terem uma ideia, a cada ano mais de 5 milhões de pessoas morrem por causa do fumo. As toxinas presentes nessa substância são muito prejudiciais à saúde. Ah, lembrando que o fumante passivo também pode estar condenado a ter câncer. Dados mostram que o fumo passivo mata mais de 600 mil pessoa por ano, sendo 28% delas crianças.

Coisas naturais como a radiação solar também podem trazer a doença. A exposição excessiva aos raios solares é o principal fator de risco para o câncer de pele.

Bom, esperamos que a nossa matéria possa ter ajudado vocês a esclarecer o que é o câncer e quais coisas podemos evitar para não termos essa maldita doença.

Fonte: Fatos Desconhecidos.