Logotipo R10
Saiba os alimentos que devem ser incluídos durante o café da manhã

A maioria dos nutricionistas afirmam que o café da manhã é uma refeição importante e essencial. O nutricionista londrino Rob Hobson fez duas listas que incluem 4 alimentos que devem ser colocados no cafe da manhã e uma segunda lista que mostra o deve ser eliminado da primeira refeição do dia.

1. Frutas

O nutricionista afirma que elas são bem-vindas na primeira refeição do dia. Ele diz que jamais aconselharia alguém a deixar de comer frutas, pois elas contém alto nível de nutrientes bons como vitaminas, minerais e fitonutrientes que protegem o organismo contra diversos males.

Mas, o nutricionista diz que pensando no pico de glicemias é bom combiná-las com cereais, ricos em fibras e proteínas para que a absorção do açúcar no organismo seja mais lenta. Ele sugere que um mingau de aveia incrementado com frutas como banana e para variar pode ser usado um leite de vegetal.

O nutricionista diz que os sucos de frutas merecem mais atenção, até mesmo os naturais, pois eles resultam em uma grande concentração de açúcar típicos de frutas e ainda eliminam casca e bagaço, partes geralmente ricas em nutrientes. O recomendado é que essas bebidas sejam ingeridas apenas uma vez durante o dia.

2. Ovos

O nutricionista afirma que eles são perfeitos para o café da manhã. "Ovos são os melhores para o café", diz Hobson.

O nutricionista sugere que eles podem ser preparados mexidos ou na versão poché e ainda podem ser combinados com torradas de grãos integrais. A sugestão é de que ainda podem ser incluido um vegetal ou legeme nos ovos mexidos e até mesmo tomates picados. Com isso terá uma fonte de carboidrato complexo - a torrada integral - e de proteína - os ovos.

Hobson revela ainda que ingerir ovos pela manhã é bom para quem quer emagrecer, pois ajudam a manter a saciedade por mais tempo. E segundo ele, estudos apontam que quem consome ovos na primeira refeição come menos ao longo do dia.

3. Avocado

Essa é uma fruta que é prima do abacate e é mais comum fora do Brasil, mas que também pode ser encontrado por aqui. O nutricionista afirma que ela pode ser combinada com torradas de grãos integrais.

4. Castanhas

O nuticionista diz que ela pode ser usada para complementar aquele mingau de aveia citado no item 1, pois ela é um exemplo de gordua boa.

O que deve ser eliminado no café da manhã

1. Cereais matinais

O nuticionista destaca que muitos desses produtos são repletos de açúcar e, por esse motivo, trazem mais prejuízos do que benefícios ao organismo e também à boa forma. Açúcar em excesso no organismo é acumulado e vira gordura nas células.

A dica de Hobson é que se realmente for fã de cereal ao comprá-lo ler bastante o rótulo do produto. Ele conta que os ingredientes são dispostos de acordo com a quantidade presente, do que tem mais para o que tem menos. Se o açúcar estiver logo no começo, essa não é uma boa opção. Estamos falando de cereais, então os primeiros itens devem ser os grãos integrais.

2. Barrinha de cereal

Outro item que pode ser muito prático, mas traz os mesmos problemas do primeiro item dessa lista do que riscar do café da manhã. E um dos conselhos se ainda quiser o produto também é mesmo: atenção aos ingredientes descritos no rótulo. Hobson sugere preparar a própria barrinha de cereal, assim não há riscos de consumir um item com cara de saudável, mas cheio de armadilhas.

"Ao fazer sua barrinha, você controla quantidade de açúcar e o sabor adicionando doçura com óleo de coco, essência de baunilha, frutas secas e temperos como canela", detalha o nutricionista.

3. Bebidas de cereais

Mais um alimento prático e facilmente encontrado nos supermercados, mas que também é rico em açúcar. De acordo com o especialista, eles até são fontes de fibras e proteína, mas não compensam justamente pela quantidade elevada de açúcar.

4. Geleias

Aquela mesa de café da manhã linda de hotel geralmente tem diversas geleias como opção para acompanhar as torradas e pãezinhos. Nos Estados Unidos e na Europa a geleia faz parte do cardapio de muitas famílias. Ainda assim, não são boas escolhas para começar o dia. E a essa altura você imagina o porquê disso, não é mesmo? Sim, o açúcar! Se quiser uma geleia, prepare em casa ou procure as versãos mais naturais e sem adição de açúcar no preparo. Lojas que vendem produtos naturais e grandes redes de supermercados costumam ter boas opções.

5. Preparos instantâneos

Segundo o nutricionista, é comum apostar em um minguau instantâneo para o café, mas esse item também não é nada bem-vindo. Produtos assim geralmente são ricos em conservantes e sódio. A recomendação de Hobson aqui, e também em todos os itens, é investir um tempinho na cozinha e preparar o café da manhã com ingredientes frescos em casa. Esses minutinhos a mais resultarão em mais saúde e até uns quilinhos a menos.

Fonte: ig

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez