Logotipo R10
Secretaria Municipal de saúde realiza vacinação contra a gripe

Nesta quarta-feira (30) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) juntamente com a Coordenação de Imunização estará ofertando a vacina contra a Influenza (Gripe) em pontos estratégicos na cidade de Piripiri-PI, no horário de 8h às 17h.

Público-alvo - Os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza incluem as pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, profissionais da saúde e trabalhadores. 

Locais de vacinação: Banco do Nordeste e no bairro Jenipapeiro, em frente ao Bar do seu Luis.

SOBRE A DOENÇA

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a gripe é uma doença que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos. Estima-se que aproximadamente 10% da população seja infectada anualmente por algum tipo de vírus influenza e que 1,2 bilhão de pessoas apresentem risco elevado para complicações relacionadas à doença.

Recomendações - A vacina é aplicada em dose única para todos os grupos prioritários, exceto a crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, que são imunizadas em duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma. No entanto, aquelas crianças que já receberam as duas doses em 2017, necessitarão tomar apenas dose única agora.

Sinais como febre, dor de garganta e em outras partes do corpo, mal-estar e outros sintomas de gripe ou que possam apontar comprometimento mais sérios devem receber atenção das pessoas, principalmente aquelas que integram o público-alvo da campanha.

A vacina - Em 2018, a Campanha Nacional contra Influenza aplicará vacina contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria e Yamagata.