Logotipo R10
Rua Argentina no Piauí tem tristeza e revolta após chocolate na Copa

Uma rua da Zona Norte de Teresina ficou famosa no país inteiro após os moradores pintarem as casas com as cores da Argentina. Mas, se por um lado a homenagem trouxe fama, por outro não está dando muita sorte no futebol. Na tarde desta quinta-feira, os vizinhos acompanharam juntos a derrota por 3 a 0 para a Croácia, que deixou o time argentino em maus lençóis na briga pela classificação para as oitavas de final. Se muitos reclamaram bastante do time de Sampaoli, Raimundo Júnior, que levantou a campanha para pintar a rua com as cores dos Hermanos, se mantém firme na proposta: "Com a Argentina até o fim".

A festa na rua da Argentina foi no melhor estilo brasileiro, com vizinhos reunidos, churrasco, televisão na porta e carro de som. Mas a alegria do futebol, no entanto, não esteve presente dessa vez. Com o chocolate sofrido para a seleção croata, sobraram reclamações. Após os gols de Rebic e Modric, quando a derrota já se desenhava, o descontentamento era grande no meio da rua no bairro Real Copagre.

Mas nem o momento ruim do time de Sampaoli desanima os entusiastas da Rua da Argentina. Mas o ídolo maior, no entanto, parece estar perdendo seu posto. Messi não conseguiu mostrar toda a qualidade que exibe no Barcelona e o seu nome já está sendo cotado para o banco, pelo menos entre os torcedores.

- Dí Maria está aí para arrebentar e o treinador não lembra dele. Tem que botar ele para as coisas melhorarem, porque o Messi não está servindo. O Messi não está fazendo nada com a nossa seleção, tem que botar o Dí Maria para fazer a diferença - afirma Raimundo Júnior.

E se a Argentina for eliminada? Aí os Hermanos vão procurar outro time para torcer. Mas, como a escolha de pintar a rua com as cores do maior rival foi uma forma de protesto, a certeza é que não será o esquadrão de Tite, Neymar e Cia. que vão herdar esses torcedores.

- Se a Argentina não for campeã, eu não torço para o Brasil. Torço para outra seleção, menos para o Brasil. Aqui é Argentina de coração, sou contra Brasil. Olha a corrupção que está acontecendo no Brasil, eu sou contra tudo. Sou revoltado com o Brasil - finaliza o autor da ideia.

A Argentina está atualmente na terceira posição do grupo D e ainda tem mais um jogo na primeira fase, contra a Nigéria, na próxima terça-feira. Com as chances de classificação seriamente comprometidas, a única certeza é que, ao menos em Teresina, Messi e seus companheiros terão torcida em Teresina. "Com a Argentina até o fim".

Fonte: G1.

Petrobras anuncia redução de 1,11% no preço da gasolina nas refinarias

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (21) redução de 1,11% no preço da gasolina em suas refinarias.

A partir de amanhã (22), o litro do combustível será vendido pela estatal por R$ 1,8634, 2 centavos a menos do que o R$ 1,8841 cobrado hoje.

Desde o dia 9 de junho, quando foi anunciado o último aumento no preço, a Petrobras tem mantido ou feito reduções no valor do combustível.

No mês, a gasolina acumula queda de 5,27%, ou seja, de 10 centavos.

Fonte: Agência Brasil.

Jovem morre eletrocutado no PI ao escutar música em notebook

Morreu no final da tarde desta quarta-feira (20/06), um jovem de 22 anos, identificado como Gabriel Silva. Ele foi eletrocutado enquanto ouvia música em um notebook no município de Uruçuí, Sul do Piauí. A vítima era educador físico e DJ.

A fatalidade ocorreu na residência da vítima. Segundo a Polícia Militar, familiares ouviram gritos e quando chegaram no quarto do jovem, já o encontraram desacordado.

Gabriel foi encaminhado para o hospital no município, mas não resistiu e morreu.

Nas redes sociais muitos amigos e familiares prestam homenagens ao jovem.

Fonte: 180 Graus.

Dez cidades do Piauí possuem mais eleitores que habitantes, revela pesquisa

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que o Piauí possui dez cidades com mais eleitores do que habitantes. Na lista aparecem Nazária, Novo Santo Antônio, Aroeiras do Itaim, Jatobá do Piauí, São Félix do Piauí, Coivaras, Pau D'Arco do Piauí, Sebastião Barros, Bocaina e Miguel Leão.

Das cidades piauienses a maior discrepância foi registrada em Nazária, que possui um eleitorado de 10.168 pessoas e população de 8.425 habitantes, totalizando uma diferença de 1.743 pessoas. Em seguida está Novo Santo Antônio com eleitorado de 3.786 pessoas e população de 2.940 habitantes, uma diferença de 846.

Em todo o Nordeste, segundo a CNM, em 52 cidades há mais eleitores que habitantes. O Rio Grande do Norte é o estado que apresentou mais cidades, seguido da Paraíba com, respectivamente, 16 e 12 municípios. 

De acordo com o estudo, a explicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as discrepâncias consiste na distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil. Enquanto o chamado domicílio civil é mais restrito por limitar-se à residência na qual se anseia permanência definitiva, o domicílio eleitoral é aplicado de forma mais flexível, abarcando a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais. Dessa forma, é possível o cidadão morar em uma cidade e votar em outra, sem que isso se configure fraude. 

"Consequentemente, nos Municípios com maior atividade econômica ou produtiva, é normal que haja um incremento no quantitativo de eleitores, de forma a superar a população residente", informa a CNM.

Menor eleitorado

O estudo traz ainda as cidades com menor eleitorado na região no Nordeste. Em primeiro aparece Miguel Leão com 1.284 eleitores, seguido de Santo Antônio dos Milagres (1.664) e Porto Alegre do Piauí (1.781).

Maiores

Dos dez municípios com os maiores números absolutos de eleitores em 2018, nove são capitais. Salvador, com 1,7 milhões de eleitores, representa 4,54% da Região Nordeste. Teresina aparece em 7º com 552.063, 1,42% dos eleitores da região.

Fonte: Cidade Verde.

Engenheiro do Piauí é identificado em vídeo constrangendo mulher na Rússia

O engenheiro civil do Piauí, Luciano Gil Mendes de Coelho, foi identificado como um dos torcedores que aparecem em um vídeo gravado na Rússia constrangendo uma mulher que aparentemente não fala português. Eles faziam piada de cunho sexual sem que a estrangeira entendesse nada do que estava sendo dito. O vídeo viralizou no Brasil e tem causado revolta.

Formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), o engenheiro já foi inspetor no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) e atuou na prefeitura de Araripina, em Pernambuco, além das secretarias de saúde e educação do Piauí como fiscal de obras. Ele é natural da região de Picos.

O engenheiro foi um dos presos pela Polícia Federal na Operação Paradise em 2015 na cidade de Jaicós. Os presos eram suspeitos de participar de um esquema de desvio de dinheiro público na Prefeitura de Araripina.

Outro torcedor identificado é o policial militar em Lages (SC), Eduardo Nunes. O ex-secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Ipojuca (PE), Diego Valença Jatobá, também aparece no vídeo. Um dos rapazes chegou a pedir desculpa após a repercussão, mas não quis se identificar.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), divulgou nota de repúdio ao advogado pernambucano. Já a polícia de Santa Catarina disse que vai abrir processo administrativo contra o policial.

Fonte: Cidade Verde.

Caminhão-pipa tomba em acidente na BR-407 no Piauí

Na manhã desta terça-feira (18/06), um caminhão-pipa ficou parcialmente destruído após tombar na BR-407, entre os municípios de Patos do Piauí a Jaicós. Motorista, não identificado, foi arremessado para fora do veículo. 

De acordo com informações o motorista seguia no caminhão-pipa quando já próximo da Ponte Maria Preta, entre as duas cidades, perdeu o controle e em seguida tombou, ficando o veículo bastante danificado. 

Com o forte impacto, o motorista foi arremessado para fora do caminhão e ficou com algumas fraturas pelo corpo. Apesar do susto, ele passa bem.

Uma Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) foi acionada para o local. 

Fonte: Meio Norte.

Mulher é morta a pauladas pelo ex-namorado em Teresina

Na manhã desta terça-feira (19/06), uma mulher identificada como Francenilda Pereira de Andrade, de 33 anos, foi assassinada a pauladas pelo ex-namorado identificado como José Ribamar Costa, de 66 anos, dentro da residência do acusado localizada no bairro Nova Teresina, na zona Norte de Teresina.

De acordo com informações do delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Robert Lavor, que foi acionado para o caso, após cometer o crime, o suspeito tentou tirar a própria vida e foi conduzido para o Hospital de Urgência de Teresina por meio de uma ambulância do SAMU.

“Fomos informados por vizinhos que ele chamou a vítima para sua residência com o propósito de conversar, já que ela já tinha terminado o relacionamento, mas ele não aceitava. Sem imaginar o que poderia acontecer, ela foi até a casa do acusado e já foi recebida com golpes. Testemunhas afirmaram que os gritos foram ouvidos por toda a rua, mas ninguém conseguiu entrar para salvá-la”, declarou. O crime de feminicídio está sob comando da delegada Luana Alves.

Fonte: Meio Norte.

Plataforma oferta 11 mil bolsas em 16 faculdades do Piauí

Os piauienses que pretendem ingressar no ensino superior no 2º semestre já podem consultar a disponibilidade de bolsas de estudo no Quero Bolsa. Por meio da campanha “Matrícula Antecipada”, a plataforma oferece 11 mil bolsas em 16 faculdades privadas do Piauí. Válido até o final do curso, o benefício pode chegar a 79% de desconto nas mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EaD).

De acordo com o diretor de relações institucionais do Quero Bolsa, Marcelo Lima, este é o momento ideal para o interessado conseguir um valor atraente nas mensalidades, uma vez que as instituições costumam disponibilizar neste período os descontos mais vantajosos em cursos com início no próximo semestre. “Cada ano que passa, observamos uma quantidade maior de estudantes garantindo antecipadamente sua vaga antes do período de alta de matrículas, justamente porque já perceberam este cenário mais favorável”, relata.

Para saber em primeira mão as melhores oportunidades existentes, o executivo também recomenda que os interessados utilizem o app do Quero Bolsa disponível nos sistemas Android e iOS. Com ele, os candidatos são notificados quando surgem novas bolsas no curso e cidade de interesse.

Quando a vaga agradar, basta ao interessado efetuar a inscrição no site e, em seguida, pagar a pré-matrícula para assegurar o benefício. Após a conclusão do processo na plataforma, é necessário comparecer à instituição de ensino escolhida para prosseguir com os trâmites da matrícula. “Vale lembrar que antes de prosseguir com a confirmação da matrícula na plataforma, o candidato tem acesso aos critérios e pré-requisitos para contratação da bolsa junto à instituição de ensino e também para manter o benefício ao longo do curso”, explica Lima.

Mais informações podem ser consultadas pelo site www.querobolsa.com.br ou por meio da central de atendimento, no telefone 0800 123 2222, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 22h, e aos sábados das 9h às 13h (horário de Brasília).

Fonte: ADS Comunicação.

Operação desativa garimpo clandestino de exploração de diamante no PI

Na última sexta feira (15/06), agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMAR e Secretária de Fazenda (SEFAZ) realizaram uma operação conjunta com o objetivo de desarticular um garimpo clandestino de diamante no município de Gilbués.

Após fiscalizações realizadas pela SEMAR foi constatado que as margens do Riacho Marmelada, zona rural de Gilbués, sete pessoas (garimpeiros) de outros estados do Brasil estavam realizando extração mineral sem nenhum tipo de autorização.

Os sete foram detidos e conduzidos à delegado de Polícia Civil para serem autuados, pois além da extração ilegal foi apreendido com um deles várias pedras preciosas entres elas esmeraldas.

Foi, ainda, realizado procedimentos administrativos de competência da SEMAR: multa ao responsável pelo garimpo no valor de R$ 40mil e embargo da área e apreensões de equipamentos/ferramentas.

Fonte: Ascom

Homem é assassinado a tiros na porta de casa em Parnaíba

Um homem identificado como Francisco Apolinário Pereira, de 59 anos, foi assassinado com disparos de arma de fogo na porta da própria residência localizada na localidade Portinho, em Parnaíba, litoral do Piauí. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (18). 

Os policiais do 2° Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba informaram que Francisco estava sentado na porta de casa quando, de repente, um homem identificado apenas como André se aproximou e, em posse de uma espingarda, efetuou vários tiros contra ele.

Francisco foi a óbito ainda no local. O suspeito empreendeu fuga e ainda não foi localizado.A motivação ainda é desconhecida. A Polícia Civil foi notificada e vai iniciar investigação. 

A Perícia Criminal de Parnaíba foi acionada e esteve no local para apurar as circunstâncias do assassinato. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo.

Fonte: Meio Norte.

128 mil piauienses irão receber R$ 138 milhões do PIS/PASEP

Caixa Econômica Federal (CEF) informou na quinta-feira que R$ 128 mil trabalhadores do Piauí vão receber R$ 138 milhões do Fundo Pis/Pasep.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Francisco Elizomar Guimarães, se reuniu com os diretores da instituição financeira e ficou decidido que os caixas receberão reforços de servidores para minimizar as filas dos trabalhadores.

Cotistas com idade entre 57 e 59 anos, inicialmente, poderão sacar de 18 a 29 de junho

A Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira nova fase de pagamento das cotas do Pis, conforme as novas regras estabelecidas. Nesta primeira etapa aproximadamente 2,9 milhões de brasileiros terão direito ao saque das cotas. O valor total disponível para essa etapa ultrapassa R$ 4 bilhões, que poderão ser sacados até 29 de junho de 2018.

Essa medida beneficiou mais de 13,6 milhões de cotistas do Pis, com idade abaixo de 60 anos, podendo injetar até R$ 13,8 bilhões na economia nacional.

A Lei definiu que todos os cotistas do PIS poderão sacar seu saldo de cotas até o dia 28/09/2018. Ao todo aproximadamente 21,3 milhões de brasileiros terão direito ao saque das cotas. O valor total disponível ultrapassa R$ 28,1 bilhões.

O saldo das cotas do Pis, não sacados até 29/06/2018, serão corrigidos durante o mês de julho, com possibilidade de saque até o dia 28/09/2018. A correção aplicada no ano anterior foi de 8,9%.

O presidente Michel Temer sancionou o Projeto de Lei de Conversão 08/2018, aprovado pelo Congresso Nacional, que universaliza o saque dos recursos do extinto Fundo PIS/Pasep. Com isso, todas as pessoas que trabalharam formalmente entre 1971 e 1988 e ainda não sacaram o dinheiro do Fundo poderão retirar o benefício, independentemente da idade. A iniciativa vai atender 28,7 milhões de trabalhadores no Brasil.

Ao assinar a medida, o presidente lembrou a importância de divulgar a informação para que o maior número possível de brasileiros conhecesse esse direito e retirasse o dinheiro.

O ministro do Trabalho, Helton Yomura, lembrou que até 2017 os trabalhadores só podiam sacar os recursos do fundo ao se aposentarem, completarem 70 anos ou se tivessem algum tipo de doença grave. Em agosto do ano passado, graças a iniciativas adotadas pelo governo de Michel Temer, a idade mínima já havia caído para 60 anos. Agora, será para todas as pessoas.

“O objetivo maior de tudo isso é contribuir para que as famílias tenham certo alívio financeiro, para estarem em melhores condições de enfrentar momentos de dificuldade, que recebam um aporte para quitar suas dívidas e voltar a ter capacidade de financiamento”, falou o ministro.

Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo Pis/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.

A lei abriu uma janela temporal para que todos os cotistas do Pis possam realizar o saque dos valores constantes nas contas individuais. Até o dia 28 de setembro todos os cotistas terão direito ao saque. Os cotistas seguirão o calendário escalonado de pagamentos. As demais regras de saque das cotas do Pis não foram modificadas.

É possível, por meio do site www.caixa.gov.br/cotaspis, consultar o saldo disponível para saque. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Para realizar o saque das cotas do Pis, o trabalhador deverá procurar as agências da Caixa Econômica Federal (CEF), portando documento oficial de identificação com foto.

A CEF criou um serviço exclusivo em seu site (www.caixa.gov.br/cotaspis) para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao saque da cota do Pis. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber e a data de liberação para saque, informando o CPF ou NIS e a data de nascimento.

O trabalhador tem ainda a opção de se informar por meio do App Caixa Trabalhador, que está disponível para download. O aplicativo é gratuito. Para realizar a consulta no site e no app, o trabalhador deverá informar seu NIS.

Outras opções de atendimento aos trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da CEF, na opção “Serviços ao Cidadão”, além do Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 0207.

Os beneficiários legais, na condição de herdeiros, poderão comparecer a qualquer agência da Cef, portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque.

Deverão ser apresentados o documento de identificação pessoal válido do sacador, o comprovante de inscrição PIS (opcional - caso os dados apresentados não permitam a identificação da conta Pis), e o documento que comprove a relação de vínculo com o titular, dentre os seguintes:

certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo Instituto Nacional de Serviço Social (INSS); atestado fornecido pela entidade empregadora (no caso de servidor público); alvará judicial designando o sucessor/representante legal; formal de partilha/escritura pública de inventário e partilha.

O saque poderá ser realizado pelo representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do Pis.

A rede de atendimento da CEF é composta por 4.249 unidades próprias (470 com Penhor e 3 instaladas em Barco), sendo 3.412 agências, 837 postos de atendimento e 8 unidades móveis (Caminhões), 13.080 Unidades Lotéricas, 11.178 correspondentes Caixa Econômica Federal Aqui e 6.230 pontos de Autoatendimento, com 31.315 equipamentos, 19.868 terminais do Banco 24Horas e 2.953 da Rede Compartilhada CaixaxBB.

Fonte: Meio Norte.

Cinco pessoas ficam feridas após capotamento na BR-343

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas em um grave acidente registrado na BR-343 na altura do Povoado Polo Norte, zona rural do município de Caraúbas do Piauí, localizado na região Norte do Estado. O acidente ocorreu por volta do meio-dia desta quinta-feira (14). 

O veículo modelo Renault Sandero, com placas QDK-4692 de Paraupebas, no Pará, capotou após o motorista perder o controle já próximo do citado povoado. No carro de pequeno porte vinham cinco pessoas que seriam da mesma família, dentre elas uma criança de apenas um ano de idade.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e socorreu as vítimas que foram encaminhadas para o Hospital Dirceu Arcoverde – HEDA em Parnaíba, onde seguem internadas. Não há maiores informações sobre o estado de saúde das cinco vítimas. 

O veículo envolvido no acidente seguia da cidade de Paraupebas com destino a Parnaíba. 

Fonte : Meio Norte.

Rússia goleia Arábia Saudita em jogo de abertura da Copa do Mundo

A Rússia encerrou um longo jejum na tarde desta quinta-feira. No Estádio Luzhniki, a seleção anfitriã abriu a Copa do Mundo de 2018 com uma vitória por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita e, diante de sua torcida, voltou a ganhar após uma série de sete partidas consecutivas.

Com o primeiro triunfo desde outubro do ano passado, a Rússia marca três pontos e lidera provisoriamente o Grupo A da Copa do Mundo. No outro jogo da chave, previsto para as 9 horas (de Brasília) de sexta-feira, o Uruguai encara o Egito, em Ecaterimburgo.

Pela segunda rodada da Copa do Mundo, às 15 horas desta terça-feira, a Rússia volta a campo para enfrentar o Egito, em São Petersburgo. A Arábia Saudita, por sua vez, busca a reabilitação no campeonato a partir das 12 horas de quarta, contra o Uruguai, em Rostov.

Fonte: Gazeta Esportiva.

Em alerta, Ministério da Saúde prorroga campanha contra a gripe

As baixas coberturas vacinais registradas na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acenderam um alerta e o Ministério da Saúde vai prorrogar a vacinação até o dia 22 de junho.

A preocupação da Pasta é com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe. Também é preocupante o número de casos e mortes registrados no Brasil, que já dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o último levantamento, 11,8 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar contra a gripe. Desde o início da campanha, em 23 de abril, 77,6% da população prioritária buscaram os postos de saúde. A meta é vacinar contra a gripe 54,4 milhões de pessoas.

A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença. Para os estados que já atingiram a meta de 90%, essa estratégia já pode ser adotada.

Até esta terça-feira (12), 42,6 milhões de pessoas em todo país foram vacinadas. O público prioritário é o seguinte: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas. 

As crianças de seis meses a cinco anos de idade e as gestantes, um dos grupos prioritários mais vulneráveis à gripe, registram o menor índice de vacinação contra a gripe, com cobertura de apenas 61,5% e 66%, respectivamente. Já o público com maior cobertura da vacina contra a gripe, é de puérperas, com 91%, seguido pelos professores (90,9%), idosos (85,8%) e indígenas (86,1%). Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação está em 83,4%. 

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Fonte: Cidade Verde.

Duas pessoas morrem em acidente na BR-135 no Sul do Piauí

Um acidente envolvendo um caminhão carregado de sal mineral e uma Pickup Ranault Duster, na BR-135, na noite desta terça-feira (12) deixou duas pessoas mortas entre os municípios de Monte Alegre e Gilbués, no Sul do Piauí.

Segundo informações da Polícia Militar, o condutor da pickup colidiu frontalmente com o caminhão após invadir a pista contrária. Os dois motoristas ficaram presos às ferragens e morreram no local do acidente.

O motorista da Pickup foi identificado como Antônio Francisco de Souza Neto, açougueiro e morava na cidade de São Gonçalo do Gurgueia.

Fonte: Portal Corrente.

Músico de banda de forró que estava desaparecido é achado morto em estrada do PI

O músico da banda Forró no Grau identificado por Leandro de Sousa do Nascimento, de 31 anos, que estava desaparecido desde o último domingo (10), foi encontrado morto por populares na terça-feira (12), já em avançado estado de decomposição, no município de Murici dos Portelas, na região Norte do Piauí.

Leandro Sousa saiu da casa dos seus pais de moto no povoado Pau D’Água e, desde então, não deu mais notícias e não localizado pelos familiares.

O músico foi encontrado morto na estrada velha do povoado Chamurro, seu corpo estava do lado da motocicleta

O  corpo de Leandro foi transferido para cidade de Parnaíba, onde passou por exame cadavérico. De acordo com as primeiras informações da polícia, o homem teria colidido a moto contra um poste e morreu no local.

Fonte: Portal Rio Parnaíba.

Ameaça é o primeiro sinal do feminicídio ,alerta delegada as vítimas de agressão

Nas últimas semanas o aumento de denúncias nos casos de violência contra a mulher tem preocupado as autoridades. A Delegacia da Mulher de Teresina tem recebido uma média diária de pelo menos 20 casos de agressão, seja ela física ou psicológica.

Segundo a delegada Wilma Alves, as mulheres que sofrem ameaças devem procurar imediatamente a delegacia, a fim de evitar o avanço da violência o que tem gerado casos de feminicídio e dar urgência nas medidas de proteção à mulher. 

"Esses casos as pessoas lá fora acham que ameaça não é nada, mas a ameaça é o primeiro sinal do feminicídio. Como já aconteceram 11 casos de mulheres mortas em Teresina com requintes de perversidade e crueldade, nós temos que trabalhar com nossas ferramentas é urgente", diz Wilma.

Ainda segundo a delegada, após a repercussão dos recentes casos de feminicídio em Teresina, as denúncias aumentaram substancialmente.

"Desde a semana passada que estamos achando o número de denúncias maior. A questão do estupro e a questão da violência física doméstica. Tivemos hoje aqui o caso de uma jovem e de mais 5 mulheres, inclusive uma senhora de 58 anos que está apavorada, pedindo ajuda, porque o ex-companheiro disse que vai queimar a casa", relatou a delegada.

Outro fato que tem preocupado a polícia é a frequência de casos de estupro, até mesmo de mulheres maiores de idade, e de violência psicólogica. Segundo a delegada, em muitos casos os estupros acontecem por parte dos 'ficantes', que não respeitam a vontade das vítimas. 

"Vamos dar um basta nessa situação do machismo, do preconceito, do machista achar que a mulher é sua propriedade, porque quando ele diz que a mulher é minha, não é de ninguém, ele tá dizendo que a mulher é coisa", comenta.

Últimos casos

Recentemente o Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança do Estado publicou os números referentes aos casos de feminicídio no estado nos últimos 3 anos. Os números mostram que em 2015, foram seis casos de feminicídio em Teresina e 20 no interior. Em 2016, foram quatro na capital e 20 no interior. Em 2017, seis na capital e 17 no interior, e em 2018, seis feminicídios até junho em Teresina e 4 no interior. A pesquisa foi atualizada até o final de maio.

Fonte: Cidade Verde.

Piauí é escolhido como projeto piloto pela Nações Unidas

O Governo do Estado do Piauí recebe, de 11 a 15 de junho, a missão multidisciplinar com foco em fatores de aceleração de desenvolvimento humano realizada pela delegação do Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento do Estado do Piauí.

Na segunda-feira (11),  a delegação composta de seis integrantes: Renata Rubian (Pnud - Nova Iorque), Haroldo Machado, Ieva Lazareviciute, Cristiano Prado e Moema Freire (Pnud - Brasil) e Leonardo Bichara (Fida), esteve reunida com o secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, e com a superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares, para um direcionamento da visita e pontuação dos principais desafios, hoje no estado.

A reunião com os demais gestores e técnicos ocorreu na sala de eventos da Seplan, com a presença de gestores da Seplan, Secretarias de Governo, Educação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Coordenadorias de Recursos Hídricos e de Políticas Públicas para as Mulheres, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Aadapi).

Nesta terça-feira (12), o secretário Antonio Neto recebeu, em seu gabinete, representantes do Território da Serra da Capivara, em pauta a destinação de recursos financeiros para ações nos territórios.

Durante todo o dia 12 terão reuniões da missão Pnud com o setor privado, com técnicos do Tribunal de Contas e com representantes da sociedade civil. Serão realizados levantamentos de perspectivas dos setores sobre o processo de desenvolvimento do estado, políticas públicas e o papel de cada um dos setores.

A missão visa analisar, os programas e projetos do Estado do Piauí e o impacto dos mesmos na Agenda 2030. A agenda para o desenvolvimento sustentável representa um conjunto transformador de compromissos para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos.

Nesta primeira missão, serão trabalhadas as áreas de educação, recursos hídricos, segurança pública, meio ambiente, desenvolvimento rural e desenvolvimento e universidades.

Piloto

O Piauí foi escolhido como projeto piloto pelo Pnud, não só por ter um dos índices mais baixos de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil, mas também pelo compromisso do governo estadual e do setor privado com operações no estado em usar estratégias de ação da Agenda 2030, como uma oportunidade para enfrentar desigualdades históricas, como forma de discutir os atuais desafios de desenvolvimento, relacionados a gênero, segurança pública, gestão da água, educação descentralizada e opções sustentáveis para o desenvolvimento econômico.

Fonte: Cidade Verde.

W.Dias destina 80 veículos para unidades de saúde de 50 cidades do Piauí

Em audiência com o deputado federal Júlio César nesta terça-feira (12), o governador Wellington Dias tratou da liberação de recursos para equipamentos na área da saúde. São previstos cerca de 80 veículos para unidades de saúde de 50 cidades do estado, totalizando aproximadamente R$ 12.800.000,00 em recursos.

“São 37 vans e 45 (veículos) cabine dupla para os municípios do Piauí. Já foram previamente escolhidos, houve a licitação e já foi homologado”, garantiu o deputado Júlio César.

A Secretaria Estadual de Saúde encaminha o planejamento de distribuição dos veículos que deverão ser entregues em breve, como garantiu o governador.

“Daremos as condições de municípios que fazem o transporte de pacientes em atendimento contínuo fora da cidade onde ele mora, pessoas que fazem tratamento em outras cidades e agora vão poder ser transportadas adequadamente. Já tivemos essa experiência e o resultado é muito bom”, informou Wellington Dias.

Fonte: Portal do Governo / Meio Norte .

Corpo é encontrado em estado de decomposição no Rio Parnaíba em Teresina

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado na manhã desta terça-feira (12), no rio Parnaíba, próximo a Avenida Boa Esperança, no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina.

De acordo com o Sargento Alves, da Polícia Militar do Piauí a vítima foi encontrada pelos pescadores que passavam pela região.  Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e constatou que trata-se de um homem com idade de aproximadamente 40 anos. 

Ainda segundo o sargento, pelas características do corpo, tudo indica que o homem tenha sido vítima de afogamento há pelo menos três dias. O corpo já se encontra em avançado estado de decomposição.

O pescador que encontrou o corpo, não identificado, informou que chegou no local por volta das 6 horas da manhã desta terça-feira e viu o corpo sendo levado pela correnteza


“Eu estava pescando em uma coroa, quando o corpo vinha descendo. Eu estava com a minha mulher, mas não deixei ela ver não. Eu encostei e ela saiu. Fui na rua quando voltei, meu filho me disse que tinha um corpo mesmo e eu vi ele encostado em uma cabo. Então liguei para polícia, para eles entrarem em contato com o Corpo de Bombeiros. Ele vinha descendo no rio umas 6h da manhã. Eu acho que ele morreu lá para sábado, ou domingo, pelo estado em que se encontra." disse o pescador, Luís Miares.

Fonte: Meio Norte.