Logotipo R10
Casos de chikungunya diminui e cidades do PI estão em alerta para surto

Segundo o boletim da 26º Semana Epidemiológica divulgado hoje (5) pela Secretaria de Estado da Saúde, houve uma redução de 92,3% dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017, aonde foram notificados 3714 de casos prováveis e este ano foram 304. Os casos de dengue também reduziram: ano passado houve 4227 e em 2018, 1267 casos notificados, representando uma redução de 70%.

Saúde aponta que  municípios estão em alerta para surto de arboviroses

Mesmo com a contínua redução no número de casos de dengue, zika e chikungunya, dados da pesquisa entomológica do mosquito Aedes aegypti apontam que alguns municípios estão com alta infestação do vetor e têm risco para ocorrência de surto dessas doenças. 

 Dezenove municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 65 municípios e 131 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação. 

Os dados da pesquisa entomológica são coletados pelos agentes de endemias nas residências, que verificam se há focos do mosquito no local. Após esse trabalho de campo, as secretarias municipais de saúde alimentam o sistema de informações LIRAa/ LIA do Ministério da Saúde. 

O supervisor da Vigilância em Saúde também alerta que o índice demonstra a quantidade de mosquitos Aedes aegypti no município, mas que mesmo o que estão em nível satisfatório devem se manter alerta. “Há sim a possibilidade de surto de dengue mesmo com os dados apontando satisfatórios para o índice de infestação, por isso, os municípios devem manter as ações de controle e mobilizar a população”, diz.Além disso, o sistema aponta que nove municípios não realizaram ou não informaram ao sistema os dados da pesquisa entomológica.

Fonte: Meio Norte.