Logotipo R10
CVV triplica número de atendimentos com o 188

O Centro de Valorização da Vida (CVV) que realiza um trabalho de apoio emocional e a prevenção ao suicídio, teve um crescimento de 200 % em Teresina no seu atendimento. Isso se deu depois da gratuidade das ligações, que teve um salto de uma média de 600 para 1.800 atendimentos, recebidas pelo Posto CVV de Teresina.

“A recepção do novo número do CVV, o 188, foi muito boa, pois democratizou o acesso ao apoio emocional de forma gratuita, 24 horas por dia, a toda a população do estado do Piauí”, comemora Eyder Mendes, coordenador de divulgação do posto CVV em Teresina.

“Antigamente recebíamos ligações através de um telefone fixo, que tinha custo de chamada local para as pessoas, levando a recebermos basicamente ligações somente de Teresina e de Timon, inviabilizando ligações de outros municípios em razão do alto custo de uma ligação interurbana”, explica Eyder. Segundo ele, ainda havia uma dificuldade para as pessoas ligarem para o CVV através de telefones celulares, devido o alto custo da ligação para telefones fixos.

O Centro de Valorização da Vida presta um atendimento padronizado para as pessoas que procuram ajuda, os voluntários que realizam este trabalho recebem um treinamento para prestar apoio emocional dentro da linha conhecida como "humanista", do psicólogo Carl Rogers. A abordagem é centrada no sentimento da pessoa, sem fazer julgamentos ou mesmo críticas, ou dizer o que é certo ou errado, mas deixando a pessoa livre para encontrar as respostas para seus problemas.

Indagado pelo JMN acerca do retorno de ligações, o coordenador diz que é comum as pessoas ligarem mais de uma vez para o CVV, haja vista elas terem a necessidade muito grande de desabafar seus sentimentos.

Eyder Mendes chama a atenção ainda para o fato de que, essa divulgação do atendimento gratuito pelas mais diferentes mídias (portais da internet/Tv/jornais/mídias sociais), levou à população de todo o Piauí a dispor do número, permitindo assim com que em dezembro do ano passado fossem registradas 10.150 ligações dentro do Estado, sendo atendidas por voluntários do Posto CVV de Teresina, ou mesmo de quaisquer dos outros Postos do CVV espalhados pelo país, já que o número 188 funciona como se fosse um grande PABX nacional.

“As pessoas que estão tristes, deprimidas, necessitando de um apoio emocional, podem ligar gratuitamente para o número 188, 24 horas por dia, de qualquer cidade do Piauí. Entretanto o CVV presta apoio emocional também através da internet, bastando acessar o portal do CVV, no endereço eletrônico www.cvv.org.br, onde poderá encontrar apoio por e-mail, chat, voip e Skype”, finaliza Eyder.