Logotipo R10
Lula lidera com 65,17% no Piauí, Bolsonaro tem 9,06%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera, com grande margem de vantagem , a disputa pela Presidência da República no Piauí. O eleitor ao dar essa grande margem de vantagem já sabia que o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região tinha condenado Lula a 12 anos e um mês de prisão.

A pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, revela que Lula tem 65,17% das intenções de voto estimuladas para a Presidência da República no Piauí.

O segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), tem 9,06% das intenções de estimuladas; seguido da ex-ministra Marina Silva (Rede), com 5,72%; do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 3,43%; do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 3,25%; do deputado federal Álvaro Dias (PV), com 1,32%; o senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC), com 0,88% e; Manuela D´Ávila, com 0,35%.

Os eleitores que não quiseram ou não souberam opinar somam 5,45% e os que querem votar nulo ou em branco são 5,36%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro deste ano, registrada, com o número BR-07913/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 47 municípios do Piauí.

O levantamento eleitoral foi realizados pelos seguintes municípios por microrregião: Baixo Parnaíba Piauiense (Batalha, Joaquim Pires, Esperantina, Piripiri); Litoral Piauiense (Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, Lagoa Alegre, Altos); Campo Maior (São João da Serra, Pedro II, Campo Maior, Capitão de Campos); Médio Parnaíba Piauiense (Angical do Piauí, Regeneração, Amarante); Valença do Piauí (Francinópolis, Elesbão Veloso, Valença do Piauí).

Além do Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí); Bertolínia (Landri Sales, Colônia do Gurguéia); Floriano (São Francisco do Piauí, Floriano, Guadalupe); Alto Médio Gurgueia (Bom Jesus, Monte Alegre do Piauí); São Raimundo Nonato (Guaribas, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, Pajeú do Piauí); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente, Parnaguá); Picos (Dom Expedito Lopes, Oeiras, Picos, Geminiano); Pio IX (Alegrete do Piauí, Pio IX); Alto Médio Canindé (Santo Inácio do Piauí, Campinas do Piauí, Simões, Jaicós, São João do Piauí, Paulistana, Paes Landim).

A pesquisa do Instituto Amostragem tem uma amostragem casual, para um nível de confiança de 95% este tamanho de amostra (1.137 eleitores) permite erro de até 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.

Lula também lidera espontânea com 46,79%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera pesquisa de intenções de voto espontânea no Piauí com 46,79%. Nessa pesquisa, os entrevistadores não apresentam ou estimulam nomes de candidatos para a escolha dos eleitores. Lula vem seguido de Jair Bolsonaro, que tem 5,72% das intenções de voto espontânea, e Ciro Gomes, que tem 1,23%.

Marina Silva tem 0,88% das intenções de voto espontâneas; Geraldo Alckmin detém 0,79%; Álvaro Dias, 0,44%; Fernando Collor de Melo, 0,18%; o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), 0,09%; o presidente Michel Temer (MDB), 0,18%; o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), com 0,26% ; a ex-presidente Dilma Roussef, com 0,79%; o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 0,18%; o senador Cristóvam Buarque (PPS-DF), 0,18%; o deputado estadual Robert Rios (PDT), 0,09% e; o deputado federal Tiririca (PR-SP), 0,09%.

Segundo a pesquisa do Instituto Amostragem, 35% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar e; 7,12% dos eleitores querem votar nulo ou em branco para a Presidência.

83,67% votariam em um candidato indicado por Lula

Pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, apontou que 83,67% dos eleitores do Piauí asseguram que sim, votariam, com certeza, em um candidato indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. Contra 4,05% que declararam que não votariam em nome indicado pelo ex-presidente.

Segundo a pesquisa do Instituto Amostragem, 11,74% dos eleitores piauienses afirmaram que depende do nome do indicado por Lula para votarem nele para a Presidência da República.

0,54% dos eleitores afirmaram que não sabem ou não querem opinar sobre a transferência de votos de Lula.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, de Porto Alegre (RS), e está inelegível, mas pode recorrer da decisão aos tribunais superiores.

Indagados sobre a influência na decisão de votar em Lula para presidente da República sabendo que ele foi condenado em processo eleitoral, 45,38% dos eleitores piauienses afirmaram que são indiferentes; 30,34% declararam que atrapalha; 6,77% afirmaram que ajuda e; 9,41% declararam que não têm intenção de votar nele e 8,09% não souberam, ou não opinaram sobre a questão.

PT é o partido preferido para 37,73%, PSDB tem 5,45%

A pesquisa do Instituto Amostragem revela que o PT é, com grande vantagem, o partido de maior preferência dos eleitores piauienses.

Segundo a pesquisa, 37,73% dos eleitores piauienses declaram que o PT é o partido de sua preferência, enquanto 33,07% disseram que não têm preferência por partidos políticos.

16,97% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar sobre a preferência partidária.

O partido que ocupa o segundo lugar entre os preferidos pelos eleitores piauienses é o PSDB. 5,45% dos eleitores piauienses afirmaram que o PSDB é o partido de sua preferência.

O PTB tem a preferência de 1,67% dos eleitores piauienses; o PC do B, 0,09%; o PSTU, 0,26%; o PSOL, 1,23%; o PSD, 0,44%; o Progressistas, 0,35%; o PDT, 0,62%; o MDB, 1,41% e; o DEM, 0,7%.

Meionorte.