Logotipo R10
Ministério Público fará concurso para promotor e técnicos

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) vai realizar concurso para o preenchimento de 5 vagas de promotor de justiça e também para o provimento de 27 vagas, entre analistas e técnicos. O edital para essas 27 vagas já deve ser publicado amanhã. Quando à seleção de novos promotores, depende de entendimento com a instituição que vai aplicar o concurso.

Segundo Cláudia Seabra, chefe de gabinete do MP do Piauí, a intenção da instituição é abreviar o processo de seleção o máximo possível, diante das necessidades existentes. Hoje, o Ministério Pública conta com 19 procuradores e 146 promotores. Com um agravante: a maior parte desse pessoal estar concentrada na capital, quando o MP agrega mais atribuições em todo o Estado.

A primeira proposta para a seleção de promotores foi da CESPE, ligada à Universidade de Brasília. Mas o cronograma da proposta aponta para a execução do concurso ao longo de 9 meses. O propósito do MP é ter os selecionados definidos até janeiro, com convocação imediata. A instituição agora vai analisar outras alternativas, como a da Universidade de Santa Catarina. Depois disso é que vai definir o lançamento do edital.

Conforme Cláudia Seabra, a escolha vai levar em conta segurança e agilidade. Quanto aos custos, ela observa que o concurso seria financiado pelas próprias inscrições dos candidatos.

Seleção de analistas e técnicos

O Ministério Público do Piauí deve lançar amanhã o edital de seleção de técnicos e analistas. Serão 17 vagas para técnicos e mais 10 para analistas. A expectativa é que este concurso esteja concluído em novembro, já que ele é mais simplificado, com apenas uma fase.

O MP do Piauí também fará, em breve, seleção para estagiários de nível de pós-graduação. É uma novidade que abre espaço para um outro segmento junto ao Ministério público.