Logotipo R10
Piauí é o 4º colocado do país com mais ligações para CVV

Em fevereiro o Piauí foi o quarto Estado do país que mais registrou ligações para o número de atendimento gratuito do CVV, o 188, com mais de 16.000 ligações, o que representou 10% do total das ligações no Brasil. O crescimento do número de chamadas no Piauí tem sido exponencial, pois em dezembro esse número já havia sido de mais de 10.000 ligações. O Estado onde mais ligações foram feitas para o número 188 foi São Paulo, com 46.315 ligações (27,77%), seguido de Rio Grande do Sul com 44.230 ligações (26,52%) e Rio de Janeiro com 18.626 ligações (11,17%).

A partir do dia 31 de março, sábado passado, o número 188, primeiro telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio, foi disponibilizado para mais sete estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O serviço é gratuito e 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados e já era acessível à população de 16 unidades da federação.

Essa é a terceira fase de expansão do 188, operado pelo CVV (www.cvv.org.br) fruto de um convênio com o Ministério da Saúde. Desde que iniciou o funcionamento do 188, o CVV viu o número de atendimentos dobrar, chegando a 2 milhões em 2017.

O atendimento é feito exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados. Atualmente são mais de 2.400 voluntários e a entidade oferece constantemente cursos para quem busca o voluntariado, com agenda atualizada em seu site: www.cvv.org.br/voluntario .

O CVV prevê cobrir todo o território nacional com o 188 ainda no primeiro semestre deste ano.

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os dois milhões de atendimentos anuais são realizados por 2.400 voluntários pelos telefones 188 ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype, e-mail ou carta.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão

Fonte: Meio Norte.

Curta nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/reporterdez