Logotipo R10
Whatsapp ganha recurso contra Fake News e Spam

Boas notícias para quem costuma ficar em dúvida sobre a veracidade de uma notícia recebida em grupos do WhatsApp. O aplicativo liberou um recurso que avisa ao usuário quando uma mensagem que ele recebeu foi encaminhada, ou seja, veio de outras conversas ou mesmo grupos.

A novidade, disponível por enquanto apenas na versão beta do app para Android, traz um selo que mostra que o texto ou arquivo não é “original”, o que acontece com a maior parte dos boatos compartilhados no aplicativo. O objetivo é reduzir a disseminação das fake news na plataforma.

Culpa dos grupos

Um estudo realizado pelo Monitor do Debate político no Meio Digital da Universidade de São Paulo aponta que a maior parte dos boatos que circulam no app são compartilhados pelos grupos, principalmente os de família. De acordo com Pablo Ortellado, um dos autores do estudo e professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, existe a possibilidade de que isso aconteça porque esses grupos são ambientes íntimos e considerados seguros, o que ajuda as pessoas a compartilharem informações sem se preocupar com sua veracidade.

O que fazer?

Com o novo selo de “encaminhado” que o WhatsApp indicará, o usuário poderá saber que a notícia foi compartilhada de outra fonte, mas não terá a certeza a respeito de sua procedência. Nesses casos, é importante procurar por outros locais onde aquela notícia ou imagem possa ser encontrada, além de checar a data e outras informações. Confira aqui um manual que pode ajudar você a ter certeza de que uma notícia é verdadeira.

Fonte: Yahoo.