Logotipo R10
Alepi promove audiência pública para discutir suicídio e depressão

A Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí vai promover, na próxima quinta-feira (28), uma audiência pública para discutir o alto índice de suicídios no Piauí e sua relação com a depressão. A proposta é do deputado Marden Menezes (PSDB), que já tem projeto em tramitação na Alepi, instituindo a Semana de Conscientização sobre a Depressão entre Jovens e Adultos, ação que pretende contribuir para a prevenção e tratamento da depressão no Piauí. 

“A cada ano que passa o número de suicídios cresce em todo Brasil, mas no Piauí a situação está se mostrando ainda mais grave. Então, precisamos saber o que está acontecendo no nosso estado, quais são os fatores que estão levando jovens, adultos e também idosos a cometerem suicídio. No boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, a maioria das pessoas que tirou a própria vida nos últimos seis anos foi de idosos acima de 70 anos, uma informação que preocupa. Por isso precisamos ouvir os especialistas, as entidades que trabalham diretamente na prevenção ao suicídio, para procurarmos soluções para ajudar as pessoas a terem esperança e optar pela vida”, afirmou o deputado Marden Menezes. 

O parlamentar acrescentou que debater o problema da depressão é um dos caminhos para entender o problema do suicídio, principalmente, entre os jovens. “É importante investigar a influência da depressão nos suicídios praticados em nosso estado, principalmente, entre os jovens, onde a taxa de mortes é ainda maior, por isso, propus a audiência pública, para que pudéssemos avançar na busca de ações preventivas”, ressaltou o deputado.

Foram convidados a participar da audiência, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; o presidente da Fundação Municipal de Teresina, Sílvio Mendes; além de representantes dos conselhos regionais de Medicina e de Psicologia; universidades Estadual e Federal do Piauí; igrejas, entidades não governamentais que trabalhem na área ou interessados e outras autoridades.

Semana de conscientização sobre a depressão

O projeto de lei nº 37, de autoria do deputado Marden Menezes, que institui a Semana de Conscientização sobre Depressão entre Adolescentes, Jovens e Adultos, tem como objetivo a realização de palestras, seminário, conferências e audiências públicas no sentido de esclarecer a população sobre a depressão. Outro objetivo é facilitar a circulação de informações sobre os tratamentos  disponíveis e a rede de atendimento psicossocial existente na capital e interior.

As atividades da semana deverão acontecer nas escolas da rede pública e privada, anualmente, sempre no início de setembro, quando se realiza o Setembro Amarelo, mês de conscientização do problema do suicídio e de valorização da vida.