Logotipo R10
Projeto de Lei institui a Semana de Conscientização sobre Depressão no PI

Tramita na ALEPI  o Projeto de Lei de número 37, de autoria do deputado Marden Meneses (PSDB), que institui a Semana de Conscientização sobre Depressão entre Adolescentes, Jovens e Adultos e deverá ser realizada anualmente, na primeira semana de setembro.

De acordo com o autor, a propositura visa incentivar a população, através de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências, panfletos explicativos e tudo o que for necessário para esclarecer a população e incentivar a busca de e o tratamento adequado, para combater e prevenir a depressão entre adolescentes, jovens e adultos em todas suas formas.Entre as justificativas do autor, estão a de que a depressão, quando acomete esses públicos, causam uma queda no funcionamento adaptativo do paciente.

"É necessário que o Governo intensifique ações junto às escolas, universidades, órgãos públicos e para o publico em geral, a fim de combater esse, que é considerado um dos grandes males da atualidade e que silenciosamente vem desestruturando inúmeras famílias. A depressão deve ser combatida como uma grave questão de saúde pública e precisa da máxima atenção do Poder Público", disse o deputado.

O Piauí possui dados extremamente alarmantes sobre mortes provocadas por suicídio. O nosso Estado possui Taxa Bruta de Mortalidade Especifica por Suicídio 43% maior que a média nacional. Se no Brasil a taxa é de 5,3 mortes por grupo de 100 mil habitantes, no Piauí esse índice chega a 7,6 mortes.

No Nordeste, esta taxa é de 4,3 casos para cada 100 mil. Dessa forma, o Piauí atinge quase o dobro da media regional e infelizmente esse número cresce. Isso, sem mencionar os casos de tentativas. As causas desse quadro gravíssimo estão associadas à depressão.