5 Formas de combater e controlar a ansiedade

Compartilhe

O sentimento de ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade. Você tem problemas para dormir um dia antes de fazer algo muito importante? Vive preocupado e tendo medos extremos em situações simples da rotina? Talvez você sofra de ansiedade e ainda não sabe.

Existem alguns tratamentos para a ansiedade, como a psicoterapia ou mesmo tomando remédios para ansiedade. Também há algumas dicas que podem te ajudar a combater ou mesmo controlar a ansiedade, e foi o que nós trouxemos para vocês nessa matéria. Então, confiram agora a nossa lista com as 7 formas de combater e controlar a ansiedade:

1- Pratique atividade física

Uma das formas mais comuns de combater a ansiedade é praticando exercícios físicos. Isso ajuda a lidar com estados de ansiedade pelo fato da produção de serotonina (substância que aumenta a sensação de prazer) ser elevada. Claro que essa solução funciona de acordo com a disposição de cada indivíduo, já que nem todos gostam de praticar exercícios. O bom é que além de ser um exercício para o corpo, os exercícios físicos também colaboram com a nossa saúde mental.

2- Otimize a noite de sono

Todo mundo sabe que o ideal é dormir 8 horas por dia, certo? Porém, é preciso saber exatamente o padrão do sono. Em uma noite de sono, uma pessoa passa por entre quatro a seis ciclos de sono diferentes, e se caso ela acordar durante o estágio REM (do sono mais profundo), as consequências podem trazer estresse ou mesmo ansiedade. Se você observar o padrão, é possível programar para que você evite acordar nessa hora. Existem aplicativos de celular que podem te auxiliar nessa tarefa.

3- Tenha uma boa dieta

Por incrível que pareça, ter uma boa alimentação pode ajudar no combate a ansiedade. Alimentos ricos em fibras, ômega 3, iogurte probiótico e bastante zinco estimulam a liberação de neurotransmissores, como a serotonina e dopamina. Comer porcarias fazem exatamente o contrário, enviando sinais ao cérebro de que o corpo está sob estresse.

4- Organize sua rotina

Mas como isso pode ajudar uma pessoa com ansiedade? As pessoas ansiosas têm uma sensação de descontrole, o que pode ser resolvido com um planejamento e realização de cada tarefa do dia. Quando mais preparado você está para cada função, menor será o sofrimento antes de executá-la. As pessoas ansiosas se sentem improdutivas e saber organizar a agenda são atividades que as colocam no controle da situação. Só é preciso tomar cuidado para propor fazer algo que não conseguimos, o que gera tensão.

5 – Hábitos nas redes sociais

É preciso rever os seus hábitos nas redes sociais. Muitas pessoas postam as coisas e ficam esperando as curtidas e comentários, gerando ansiedade. Claro que as redes sociais não causam a ansiedade, mas elas são fontes de informações que geram essa sensação. Quando você perceber que as redes têm um grande gatilho que dispara ansiedade, vale a pena repensar a forma de usá-las.

Fonte: Fatos Desconhecidos


Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui