Alimentos que ajudam a memória e a concentração

Compartilhe

Quem nunca esqueceu um nome, um endereço ou uma data importante, não é mesmo? No corre-corre do dia a dia a memória pode falhar e até nos colocar em algumas “saias justas”. Entre os principais fatores, a idade acaba sendo vista como inimiga da boa memória, mas não é a única, a alimentação inadequada também pode contribuir para os famosos “brancos”.

Por isso, um cardápio bem elaborado pode tornar os lapsos de memória mais raros. Afinal, manter um hábito alimentar saudável significa alimentar a mente, turbinar a memória e melhorar a capacidade de concentração e armazenamento de informações.

Alimentos que ajudam a memória

Algumas vitaminas, minerais e nutrientes são indispensáveis no cardápio de quem deseja reforçar a memória e melhorar a capacidade de concentração. Confira algumas dicas do que não pode faltar no cardápio para ter uma boa memória.

• Vitaminas do complexo B

Fornecem energia, auxiliam na comunicação entre os neurônios e contribuem para a melhora da memória. Essas vitaminas podem ser encontradas em carnes magras, cereais, nozes, verduras, farinha de trigo integral, grãos integrais, legumes, vegetais verdes, leite e derivados, ovos e levedo de cerveja.

• Ômega 3

Encontrado em peixes de água salgada, como o salmão e a sardinha, o ômega 3 facilita a comunicação entre os neurônios, melhora a capacidade de concentração e a memória. Frutas oleaginosas, linhaça, chia, azeite de oliva extravirgem e óleo de coco também são ricos no nutriente.

• Antioxidantes

Protegem os neurônios contra a ação dos radicais livres. São encontrados em sementes, grãos e em grande parte das frutas. Como é o caso da laranja, que é rica em vitamina C, um antioxidantes natural, e das frutas vermelhas, como a framboesa, o morango, a cereja, a amora, a goji berry, e a cranberry.

• Ferro

É o mineral responsável pela produção de hemoglobina, oxigena o sangue e o cérebro, fortalecendo o metabolismo e fornecendo energia. Invista em vegetais como espinafre, rabanete, brócolis e crucíferos.

• Carboidratos complexos

Presentes em cereais integrais, os carboidratos complexos estimulam a produção de glicose de forma gradativa, evitando picos de glicemia e, consequentemente, favorecendo a capacidade de concentração devido a produção controlada de energia.

• Estimulantes

Alimentos que conferem energia extra ao organismo e atuam como estimulantes do cérebro também ajudam na memória. É o caso do café, do chocolate e das especiarias, como canela e açafrão.

Fonte: Dicas de Saúde.

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui