Alimentos ricos em vitaminas

Compartilhe

Os alimentos ricos em vitaminas servem para manter a pele saudável, o cabelo bonito e o organismo equilibrado, evitando doenças, como anemias, escorbuto, pelagra e até problemas hormonais ou de desenvolvimento.

A melhor forma de ingerir vitaminas é através de uma alimentação colorida porque os alimentos não possuem apenas uma vitamina e esta variedade de nutrientes torna a alimentação mais equilibrada e saudável. Por isso, mesmo ao comer uma laranja, que é rica em Vitamina C, ingere-se também fibras, outras vitaminas e minerais.

Tipos de vitaminas

Exitem dois tipos de vitaminas: as lipossolúveis, como a vitamina A, D, E, K; que estão presentes, principalmente, em alimentos como leite, óleos de peixe, sementes e verduras, como brócolis, por exemplo.

E as outras vitaminas são as vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C, que se encontram em alimentos como fígado, levedo de cerveja e frutas cítricas, por exemplo.

Os alimentos ricos em vitaminas também possuem minerais, como magnésio e ferro, que ajudam a combater o cansaço físico, mental, cãibras e até anemias, por exemplo.

As vitaminas e os sais minerais são nutrientes importantes que evitam o aparecimento de doenças. Assista o vídeo seguinte e confira alguns alimentos ricos em vitaminas e sais minerais e os benefícios que têm para a saúde:

Quando tomar suplementos vitamínicos

Os suplementos vitamínicos, como Centrum, são, geralmente, utilizados quando existe uma necessidade maior do organismo por estes nutrientes, como durante gravidez ou na amamentação, por exemplo.

Além disso, os suplementos vitamínicos também têm sido usados como suplemento para enriquecer a alimentação devido ao excesso de estresse ou exercício físico, por exemplo, porque nessas situações o organismo precisa de mais vitaminas.

A ingestão de suplementos de vitaminas ou de qualquer outro nutriente só deve ser utilizada sob orientação do médico ou nutricionista.

Quais são as vitaminas que engordam

As vitaminas não têm calorias e, por isso, não engordam. Porém, a suplementação em vitaminas, principalmente as vitaminas do complexo B, como ajuda a regular as funções do organismo pode levar a um aumento do apetite para que ao ingerir maior quantidade de alimentos se compense a falta de algum nutriente.

Fonte: Tua Saúde.

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui