Carros do Piauí vão começar a ter placas do Mercosul

Compartilhe

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) , Arão Lobão, informou, na quinta-feira, que os carros do Piauí vão começar a receber neste trimestre as placas do Mercosul.

Segundo Arão Lobão, três empresas estão participando de licitação a aberta pelo departamento para cadastramento das firmas que vão instalar as placas do Mercosul nos veículos do Piauí.

Ele falou que as placas dos veículos do Mercosul são alfanuméricos porque não podem ser mais números porque as variações numéricas já se esgotaram.

Arão Lobão informou que são obrigados a usar as placas do Mercosul os carros novos porque a frota atual não precisa mudar de placa.

Lobão adiantou que a lei determina que os carros novos precisam ter as placas do Mercosul até junho deste ano.

Arão Lobão falou que mais de mil motoristas do Piauí já têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em seus smartphones, que podem conseguir no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Lobão adiantou que as empresas foram submetidas a cadastro no Denatran e no Piauí apenas se adequarão aos critérios estabelecidos de Detran para a implantação. Várias empresas podem oferecer o serviço de emplacamento das placas do Mercosul.

A placa Mercosul oferece um número de combinações muito superior ao atual.

Estudos do Denatran apontam que vai para 450 milhões de possibilidades, quase três vezes mais do que o modelo atual, que tem 175 milhões de números, e já são mais de 55 milhões de carros registrados, isto é, a conhecida placa cinza teoricamente ainda oferece muitas opções antes da aposentadoria.

Está longe do limite, mas não se espera chegar no limite, porque é necessário atribuir uma série de letras para cada estado e por aí vai. Então chega-se ao limite em alguns estados antes de chegar a outros.

Fonte: Meio Norte.

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui