Entenda por que nosso organismo reage ao se deparar com uma cena nojenta, como ver alguém vomitando!

Compartilhe

O vômito é uma reação natural do nosso organismo, desencadeada por alguns tipos de estímulos, físicos, visuais ou sensoriais. Podemos sentir ânsia de vômito ao ver algo nojento, ao provocar estímulos em terminações do nervo vago, ao sentir cheiros desagradáveis, entre outros gatilhos.

Durante o vômito, a musculatura do abdômen se contrai e sentimos um forte desconforto. A boca se enche de saliva, a respiração se torna lenta e ocorre uma abertura do esôfago. Com isso, o conteúdo que se encontra no estômago é lançado para fora e ficamos com um gosto terrível na boca.

Tudo isso ocorre por conta de um simples estímulo, que, como já mencionado, pode ser algo que desperte a sensação de nojo, como o fato de ver alguém vomitando ao nosso lado.

Essa reação do corpo humano acontece principalmente por causa de nossos receptores sensoriais. Os estímulos chegam à região do centro nervoso na medula, provocando a contração no estômago que dá início ao processo do vômito. A ocorrência está relacionada à uma zona de gatilho e à compressão da região estomacal.

Segundo os médicos, é impossível controlar ou segurar o vômito. Além disso, é possível forçar o vômito por meio do estímulo na garganta, quando colocamos o dedo ou a base da língua nessa região. Este tipo de situação é chamado de vômito induzido. Vale ressaltar que esse tipo de procedimento não é recomendado, pois pode provocar feridas no esôfago e pode levar ao desenvolvimento de bulimia, um grave transtorno psicológico e físico, que causa perda de potássio no organismo e pode levar à desnutrição severa.

Fonte: Site de Curiosidades.


Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui