Mais de 100 municípios do Piauí têm risco de surto de doenças causadas pelo Aedes aegypti

Compartilhe

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (25) pela Secretaria Estadual de Saúde revela que 108 municípios do Piauí estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto das doenças relacionadas Aedes aegypti.

Os dados são da pesquisa entomológica do Aedes aegypti, que apontam ainda que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. O Boletim é referente aos  aos meses de fevereiro e março deste ano.

Os números da pesquisa apontam que 25 municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 83 municípios e 109 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação.

Os municípios com maior situação de risco são Alagoinha do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí, Cocal de Telha, Demerval Lobão, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Francisco Santos, Guadalupe, João Costa, Júlio Borges, Landri Sales, Marcolândia, Matias Olímpio, Miguel Alves, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Pajeú do Piauí, Pio IX, Pedro II, Regeneração, Santana do Piauí e Simões.
As informações da pesquisa entomológica são coletados pelos agentes de endemias nas residências, que verificam se há focos do mosquito no local.

“Esses dados servem para que tomemos medidas mais efetivas em regiões com maior risco, precisamos desses dados para nortear nosso trabalho. Se um município não notifica sua realidade, ele acaba prejudicando sua população”, alerta Antônio Manoel, supervisor de arboviroses.

Dimunuição
O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado. Em 2018 foram notificados 575 casos de dengue em 34 municípios, já esse ano foram 378 casos em 42 municípios, representando uma redução de 34,4%. Já, Chikungunya reduziu 76,5%, foram 170 casos em seis cidades em 2018 e este ano foram 40 casos em 10 cidades.

Fonte: Cidade Verde.

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui