Não cuidar dos dentes pode causar câncer, infarto e aneurisma

Compartilhe

Você sabia que não cuidar dos dentes pode causar sérios problemas à saúde? O cirurgião-dentista Dr. Waldânio Muniz Barros explica que muitas pessoas acabam separando a boca do resto do corpo, sem lembrar que cáries e doenças periodontais podem ter como consequência doenças graves, como o câncer, infarto e aneurisma.

“A boca é totalmente integrada ao corpo. Os dentes possuem circulação sanguínea, e qualquer infecção dentro dessa unidade dentária pode acometer o resto do organismo. Quando cai na corrente sanguínea, isso pode cair no pulmão, coração, nos rins, intestino, vasos linfáticos”, explica.

Muitos pacientes têm câncer bucal e isso pode espalhar para outros órgãos. “Às vezes os pacientes oncológicos fazem tratamentos e esquecem da boca. É preciso fazer um tratamento odontológico. Às vezes o câncer está instalado na boca e migra para outras partes”, aponta o cirurgião-dentista.

Em muitos casos a prevenção é o melhor remédio. Aneurisma e infartos também podem estar relacionados. “Qualquer procedimento cirúrgico pode causar embolia ou entupimento de artérias. Um coágulo de sangue no dente pode migrar para o coração ou o cérebro. A boca é muito irrigada em vasos, e um trombo pode ir a qualquer lugar. Depende da fisiologia de cada indivíduo, mas não é algo raro de acontecer”, acrescenta Waldânio Muniz Barros.

Crédito: divulgação.

O ideal é que o acompanhamento médico esteja atrelado ao odontológico. “É preciso ir ao médico, mas também é preciso visitar o dentista a cada seis meses. Existem pessoas que o acúmulo de tártaro é tão grande que aconselho vir até de três em três meses. Uma gengivite também pode virar uma infecção e espalhar pelo corpo”, finaliza o profissional da odontologia.

Fonte: Meionorte.

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui