O que é a Quiropraxia ?

Compartilhe

É uma ciência da área da saúde, cujo enfoque está em promover um ótimo funcionamento da Coluna Vertebral, que protege e sustenta uma parte muito importante e delicada do corpo.

A medula espinhal é extensão do nosso cérebro e via de comunicação que o cérebro usa para fazer todo nosso corpo funcionar, órgãos, células e tecidos.

Quando não cuidamos da coluna, desalinhamentos e subluxações ocorrem, alterando a função normal deste sistema de comunicação do corpo, causando dores nas costas e sintomas, que pode até acabar em doenças e enfermidades, por interferirem na função normal de todo o corpo.

O objetivo primordial do Quiropraxia é manter a coluna saudável para permitir que o organismo funcione de maneira correta.

Atividades rotineiras e maus hábitos (como má postura ao usar computador, dormir, praticar esportes, quedas, acidentes, estresse), podem ocasionar pequenos desvios das vértebras (ossos da coluna).

Isso prejudica a biomecânica e causam perda da relação articular normal da coluna, interferindo na função normal da medula e nervos espinhais (o que chamamos de Subluxação Vertebraldesencadeando dor e inúmeras disfunções, impedindo o funcionamento correto de órgãos, glândulas, células e tecidos.

A Quiropraxia pode não só cuidar de todos esses problemas de forma segura, rápida e eficaz, mais sim como evitar que eles ocorram. Além disso, ela tem o  poder de revitalizar sua energia, melhorar seu desempenho esportivo, aumentar sua resistência física e imunológica, eliminando dores e desconfortos sem a necessidade de fazer uso de medicamentos.

O nosso principal objetivo é restaurar e manter a integridade da coluna vertebral e suas ramificações, buscando o equilíbrio do sistema nervoso, promovendo o bem estar e potencializando a saúde.

Principais problemas tratados

A Quiropraxia nasceu com uma filosofia de prevenção, porem hoje é a profissão que obtém os melhores resultados na recuperação de muitas afecções relacionadas a Coluna Vertebral, dentre elas:

  • Dores na coluna vertebral;
  • Hérnia de disco;
  • Dor ciática;
  • Escoliose;
  • Dores de cabeça;
  • Dores e tensão muscular;
  • Problemas articulares (ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé);
  • Restrições à movimentação;
  • Alterações posturais (hiperlordose, hipercifose, hipocifose, escoliose;
  • Osteófitos (bico de papagaio);
  • Dores lombares (Lombalgia);
  • Síndrome do Túnel de Carpo;
  • Dor no Pescoço (Cervicalgia);
  • Torcicolo;
  • Lesão em Chicote;

Como funciona o tratamento ?

A principal ferramenta da Quiropraxia é o ajuste vertebral, o qual é distinto e exclusivo do quiropraxista.

É determinado por um movimento rápido e preciso sobre a vértebra subluxada, com a finalidade de corrigir a Subluxação Vertebral, restaurando a função articular, eliminando a interferência nervosa, aumentando a regeneração celular e consequentemente a “cura” do corpo, por restabelecer uma Conexão Neurológica Clara entre o cérebro e o organismo, provida pela bom funcionamento da Coluna Vertebral.

Assim como os aparelhos ortodônticos funcionam para o alinhamento dos dentes, a Quiropraxia funciona para a correção dos desalinhamentos da coluna.

A Quiropraxia vai restaurar a posição óssea da coluna, de forma progressiva, através de um tratamento.

Os cuidados quiropráticos, assim como aparelhos dentários, levam um determinado tempo para corrigir os desvios da coluna, de acordo com o estágio de cada pessoa.

Muitos pacientes após o ajuste relatam já uma sensação de alívio. Alguns se sentem com mais energia e aptos novamente a fazer todas as suas tarefas.

Depois do ajuste, você deverá sentir um bem-estar e uma sensação profunda de relaxamento, assim como já pode experimentar alívio dos sintomas. Esta sensação poderá durar o resto do dia ou da semana podendo também resultar em sono profundo e revitalizador.

Na maioria dos casos os sintomas desaparecem entre a segunda e a quarta semana de tratamento, mas é importante entender que o maior benefício e propósito da Quiropraxia é o de corrigir a estrutura de sua Coluna que é a causa do problema e não simplesmente aliviar as dores.

Assim como você não confiaria num dentista que só trata de suas cáries, mas não o aconselha a escovar os dentes, o grande diferencial do Quiropraxista é que ele não esta somente preocupado em aliviar suas dores e sim comprometido em tratar causa principal do seu problema.

Fonte: Saúde coluna.

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui