PI: Secretaria de Justiça inicia classificação de detentos do sistema prisional

Compartilhe

O secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, participou, nesta terça-feira (16), no Palácio de Karnak, da sanção do projeto de lei que institui o sistema de gestão integrada de riscos. O secretário esteve na solenidade juntamente com o governador Wellington Dias e demais gestores da Segurança Pública do Estado.

A avaliação de detentos no sistema prisional do Piauí já iniciou pela Casa de Detenção Provisória Capitão Carlos José Gomes de Assis, em Altos, onde 217 internos foram classificados conforme seus riscos à sociedade e à ordem na unidade penal. A avaliação acontecerá nas demais unidades penais do Estado até o término de 2019.

Para o secretário de Justiça, o sistema de gestão integrada de riscos poderá, inclusive, ser um facilitador na ressocialização do sistema prisional. “Esse sistema vai proporcionar que o Estado do Piauí separe presos de baixo, médio e alto risco. Para a Sejus, nós teremos um sistema com maior capacidade de ressocialização, pois os detentos serão separados de acordo com as suas periculosidades”, destacou o secretário.

A avaliação contará com relatório específico de cada detento e unidade penal. A classificação traçará perfis como de baixo, médio e alto risco. O governador Wellington Dias acredita que o sistema proporcionará uma paz social no Estado. “Estamos propondo, com esse sistema, organizar os riscos e os tratamentos de cada um conforme seu perfil. O que o Piauí está fazendo é um laboratório que pode ajudar ao Brasil. Pegamos um modelo que foi iniciado no Canadá e está em vários países. O objetivo é a paz social”, frisou o governador.

Fonte: Com informações da Ascom/ 180 Graus.

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui