Por que a Amazônia é essencial para o controle do clima ?

Compartilhe

A Floresta Amazônica é um dos biomas mais importantes do planeta. Ela abriga uma excelente e ampla diversidade ecológica, com muitas espécies de flores, árvores e animais. Além disso, a floresta é a casa de diversos povos indígenas e de várias comunidades locais.

De acordo com pesquisas especializadas, a Amazônia é fundamental para o equilíbrio e para a estabilidade ambiental do nosso planeta. A cobertura vegetal da floresta libera cerca de 7 trilhões de toneladas de água para a atmosfera, criando o chamado rio voador, ou seja, o processo de evapotranspiração da floresta e dos rios da região, como o Rio Amazonas, influencia o sistema de chuvas em todo o país e oferece um grande aporte de água doce para várias regiões.

Os rios voadores formados a partir da Amazônia consistem em massas de ar com vapor de água, que transportam a umidade para o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul do Brasil, além de também interferirem nos regimes de chuvas de outros países, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Além disso, a floresta absorve uma imensa quantidade de carbono todos os anos, liberando oxigênio de volta para a atmosfera. A Amazônia tem uma enorme variedade de espécies, é sim responsável pelo controle climático e pelo controle hídrico da região e faz a transferência de vapor para várias regiões do país, favorecendo o regime de chuvas.

A floresta presta importantes serviços ecológicos ao Brasil e ao mundo. Ela é responsável pela manutenção dos estoques de água doce do Brasil, é o lar de várias espécies e é considerada um paraíso natural que precisa ser conservado para evitar o agravamento das mudanças climáticas.

Fonte: Site de Curiosidades.
Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui