Por que o amor incondicional é tão importante para os nossos filhos ?

Compartilhe

Quando nos perguntam sobre quem é a pessoa que fez com que nos sentíssemos mais queridos, as respostas mais comuns costumam ser os pais ou, em alguns casos, os avós. Por quê? O que esse amor tem de tão especial que nos faz sentir tão queridos? Como é esse amor incondicional?

O segredo se encontra na incondicionalidade. Nessa forma de amar sincera e sem condições que não entende de perfeição, expectativas e nem erros, e sim de aceitação. Daí a importância do amor incondicional para os nossos filhos. Vamos nos aprofundar nisso.

Amar incondicionalmente

O amor incondicional é a expressão mais pura e sincera do amor. Geralmente é reservado aos filhos. É inato, não é preciso fazer nada para que ele aconteça. Ou seja, quando uma criança nasce, seus pais simplesmente se apaixonam por ela, independente de como ela for.

Provavelmente nenhuma outra pessoa vai nos amar da mesma forma: sem condições. Não importa como somos, nossos erros ou defeitos. Não precisamos fazer nada para que nos amem, simplesmente temos que ser nós mesmos.

O amor incondicional tem um grande valor durante os primeiros anos de criação. É a base para o desenvolvimento de um vínculo de apego seguro e de sua estrutura emocional posterior.

Uma criança que se sente segura e bem cuidada vai querer explorar o mundo e se relacionar com os demais sem medo, pois sabe que existe um lugar seguro ao qual pode voltar, no qual é cuidada e amada.

Além disso, se transformará em um adulto com boa autoestima e terá mais possibilidades de estabelecer relações satisfatórias com os demais.

Como vemos, este tipo de amor confere estabilidade, sensação de proteção e segurança, ingredientes necessários para nos sentirmos bem tanto com nós mesmos quanto com os demais.

Fonte: A mente é maravilhosa.

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui