Por que os ovos de galinha têm cores diferentes ?

Compartilhe

Aquelas pessoas que gostam de filosofar enquanto preparam uma omelete já devem ter se perguntado: por que alguns ovos de galinha são vermelhos enquanto outros são brancos? A esses profundos inquisidores da realidade, alertamos que se trata de uma característica genética ligada à raça da galinha.

Segundo Marta Fabian, do Departamento de Zoologia da Universidade do Rio Grande do Sul, “a cor da casca do ovo é uma característica genética ligada à raça da galinha. As aves de plumagem branca colocam ovos brancos, enquanto as vermelhas (ou amarronzadas) põem ovos nesses tons”. Embora não se conheça a origem do pigmento, os cientistas acreditam que ele esteja ligado a células presentes no útero.

Diferentemente do senso corrente, a cor da casca dos ovos não tem qualquer relação com a alimentação da galinha, fator que influencia apenas a coloração encontrada na gema. E a diferença entre os ovos fica apenas na cor, não interferindo na sua composição. “Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos e os vermelhos. Ambos são igualmente ricos em proteínas, vitaminas e sais”, salienta a professora Marta Fabian.

Do ponto de vista nutricional, o ovo é uma excelente fonte de vitamina A, B12 e E, além de minerais como fósforo e zinco. A clara é rica em proteínas e totalmente livre de gordura, contendo mais da metade da vitamina B2 do ovo e tendo seu consumo liberado sem restrições. Já a gema, indicam os especialistas, deve ser consumida com limite de apenas uma por dia.

Fonte: Terra.

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui