UFPI abre inscrição para 12 vagas no Mestrado em Direito

Compartilhe

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abre na próxima semana as inscrições para a primeira turma do mestrado em Direito. O curso de pós-graduação foi autorizado agora pelo Ministério da Educação e atende a uma antiga reivindicação do setor jurídico. Há expectativa de uma grande procura por essa primeira turma, diante da demanda reprimida.

Para objetivar a seleção em meio a um grande número de candidatos, o processo terá cinco etapas, começando com duas provas de conhecimento no campo jurídico: a primeira com questões objetivas e a segunda de caráter dissertativo.

Confira como vai ser o processo de seleção da primeira turma do mestrado em Direito da UFPI.

Vagas:
No total, serão 12 vagas, distribuídas entre três públicos distintos.
• Ampla Concorrência, 8 vagas: são as vagas destinadas ao público em geral. Das oito vagas, quatro são para a linha de pesquisa “Mudanças Institucionais, Democracia e Efetividade do Direito” e outras quatro para a linha “Mudanças Institucionais na Ordem Privada e Econômica”.
• Pessoas com deficiência, 1 vaga: esta vaga será para interessados em pesquisas na área “Ordem Econômica e mudanças institucionais”, ligadas à linha de Pesquisa “Mudança Institucional na Ordem Privada”.
• Programa de Qualificação Interna, 3 vagas: todas as três vagas são destinadas a servidores efetivos da UFPI (docentes ou técnicos administrativos).

Seleção:
A seleção será constituída de cinco etapas:
1 – prova objetiva de conhecimento jurídico, com caráter eliminatório;
2 – prova dissertativa de conhecimento jurídico, também eliminatória;
3 – análise da documentação da inscrição, presencial (já que a inscrição para as duas primeiras etapas é feita por internet). Também tem caráter eliminatório;
4 – defesa oral do Plano de Pesquisa e Referencial Teórico – aqui a avaliação é ao mesmo eliminatória e classificatória;
5 – prova de título, etapa de valor classificatório.

Inscrições:
As inscrições estarão abertas a partir do dia 7 de fevereiro, quinta-feira da próxima semana, e seguem até o dia 18. A inscrição inicial para participar da seleção vai acontecer exclusivamente pela internet, no site da UFPI (www.ufpi.br/copese). A inscrição presencial só será exigida para os que superarem as duas primeiras etapas (de provas sobre conteúdo jurídico).

 

Cidade Verde

Please follow and like us:
error

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui